Secretaria de Saúde e Bem-Estar
A Central de Agendamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS), que funciona pelo telefone 160, teve a sua capacidade de atendimento ampliada com a inclusão de 18 novos operadores, que estão trabalhando das 16h às 22h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para o agendamento da vacinação contra a Covid-19. Para os demais serviços – incluindo também a vacinação – o atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.
O reforço tem agilizado o agendamento da vacinação, que nesta quinta-feira (22/07), por exemplo, já totaliza 278.325 doses aplicadas, sendo 207.970 primeiras doses, 60.430 segundas doses e 9.925 doses únicas.
A orientação para as pessoas que costumam utilizar a Central de Agendamento para a marcação de vacinação contra a Covid-19 é justamente telefonar das 16h às 22h, o que garantirá o direcionamento direto para os operadores responsáveis pelo agendamento da imunização. Mas vale frisar que o 160 continua atendendo normalmente em seu horário habitual, das 7h às 19h, com outros 50 operadores que realizam os agendamentos para o sistema de saúde.
A ampliação da Central SIS 160 para a vacinação contra a Covid-19 soma-se a outra novidade positiva: a plataforma Clique Vacina, lançada em abril deste ano para proporcionar o agendamento online da vacinação, passou por um importante processo de ampliação, em funcionamento desde sexta-feira, dia 16 de julho. O sistema recebeu melhorias nos servidores, com ampliação da memória e de conexões, que garantiram um aumento de 320% em sua capacidade operacional.
Na prática, a plataforma passou a ter maior capacidade de processamento, o que permite que mais pessoas façam o agendamento da vacinação ao mesmo tempo. No primeiro dia útil de funcionamento, por exemplo, o sistema assegurou 1,5 mil agendamentos em 7 minutos, sem travamentos, resultado considerado satisfatório para os técnicos da Prefeitura. Foi incluído também um contador que informa o número de vacinas disponíveis em cada grupo.
É importante frisar que a Central de Agendamento do SIS, pelo telefone 160, e a plataforma Clique Vacina fazem parte de um único sistema, responsável por gerenciar o agendamento da vacinação contra a Covid-19. Na prática, são dois canais distintos que permitem aos cidadãos optarem por formas diferentes de fazer o mesmo agendamento.
Por exemplo: assim que um determinado agendamento é aberto, o número de vacinas disponíveis – que agora aparece no contador, graças à ampliação do Clique Vacina – vai diminuindo conforme as pessoas efetuam a marcação da vacinação. Os dois sistemas (telefone 160 e plataforma Clique Vacina) fazem o agendamento das mesmas vagas disponíveis. Não há vagas específicas para cada canal de agendamento.
A Central de Agendamento do SIS recebe uma média de 140 mil ligações de mogianos por mês, para diversos serviços. São solicitações de consulta, marcação de exames e informações em geral, entre outros.