Mogi das Cruzes é a 1ª cidade do Brasil a receber a certificação “Cidade AbraçAR - Nível Jade 

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

17 de outubro de 2025
Certificação Cidade AbraçAR - nível Jade foi entregue ao vice-prefeito Téo Cusatis nesta quinta-feira (16/10) - (Divulgação - PMMC)

Mogi das Cruzes alcançou uma conquista inédita na área da saúde pública e tornou-se a primeira cidade do Brasil a receber a certificação “Cidade AbraçAR – Nível Jade”, concedida pela farmacêutica Boehringer Ingelheim. O reconhecimento foi entregue na noite desta quinta-feira (16/10), durante o evento em homenagem ao Dia do Médico, em Mogi das Cruzes. O vice-prefeito Téo Cusatis recebeu a premiação em nome da administração municipal.

A certificação “Cidade AbraçAR” coloca Mogi das Cruzes e destaque no cenário nacional da saúde pública e representa o reconhecimento do compromisso do município com a melhoria contínua da linha de cuidado respiratório, qualificando cidades que adotam estratégias integradas de prevenção, diagnóstico e reabilitação de pacientes com doenças respiratórias.

Em 2025, o município registrou 2.205 espirometrias realizadas entre janeiro e setembro, com 645 laudos obstrutivos, 430 restritivos e 634 normais. Também foram capacitados tecnicamente 78 médicos e 175 agentes comunitários de saúde. Outros 10 médicos da Atenção Primária foram matriciados presencialmente, além de 18 médicos participando do telematriciamento com a especialidade.

O impacto do Programa AbraçAR também é evidenciado nos resultados clínicos. Após a implantação do projeto, em maio de 2025, Mogi reduziu, em apenas cinco meses, a taxa de mortalidade por doenças respiratórias de 9,43% para 8,33% (queda de 11,66%); o valor médio das internações, de R$ 2.751,72 para R$ 2.444,52 (redução de 11,11%); e a média de internação, de 10,7 para 8,9 dias (redução de 16,82%). A tendência é de que estes índices reduzam ainda mais a longo prazo.

Além disso, o telematriciamento em pneumologia já reduziu o número médio de encaminhamentos das UBSs ao serviço especializado de 100 para 34 por mês, demonstrando maior resolutividade e eficiência na Atenção Básica.

“Esse reconhecimento reafirma o compromisso de Mogi das Cruzes com a saúde preventiva e a valorização dos nossos profissionais. Temos uma rede que busca continuamente o aperfeiçoamento técnico e o cuidado humanizado, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população”, destacou o vice-prefeito Téo Cusatis, que representou a prefeita Mara Bertaiolli na cerimônia.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, também celebrou o resultado, ressaltando o impacto do trabalho das equipes e o avanço do cuidado respiratório no município. “A certificação Jade é fruto de um esforço coletivo e da integração entre as equipes da Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde. Nossos indicadores mostram que o trabalho está dando resultado, com mais diagnósticos, capacitação e resolutividade”, afirmou.

A avaliação é compartilhada pelo secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot. “Esta certificação reconhece o avanço de Mogi das Cruzes no desenvolvimento de um ecossistema de saúde pública mais integrado e eficiente, com foco na prevenção e no cuidado contínuo de doenças respiratórias”, completa.

A diretora da Rede Básica de Saúde, Juliana Matos, enfatiza que o título nível Jade destaca que Mogi atingiu uma série de metas e critérios de excelência. “Ampliamos o diagnóstico de doenças respiratórias, com uso de espirometrias; realizamos a capacitação de profissionais da Atenção Primária e Especializada; criamos protocolos clínicos e fluxos assistenciais específicos; e estruturamos a linha de cuidado voltada à saúde respiratória”, aponta, acrescentando que a empresa Boehringer fornece em média 150 espirometrias por mês ao município, sendo que, em outubro, este número foi ampliado para 300 e possibilitou o atendimento de toda a demanda reprimida de pacientes acima de 60 anos de idade.

O programa da farmacêutica Boehringer também oferece consultoria técnica a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e agentes comunitários, visando fortalecer o cuidado integral ao paciente respiratório – desde o diagnóstico até a reabilitação.

Também participaram do evento o vereador Otto Flores de Rezende, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Mogi das Cruzes, os representantes da empresa Boehringer, Paola Begliomini, Ivana Ferreira do Nascimento, Ana Schumacher, Marco Antonio Lembi e Paulo Henrique Aparecido Francisco, além de profissionais da Saúde, autoridades locais e convidados.