Projeto sobre educação inclusiva conquista o primeiro lugar no Seminário Conectando Saberes

08 de dezembro de 2022

Projetos de educadores de diferentes bairros de Mogi das Cruzes foram homenageados na noite desta quarta-feira (07/12) no Seminário Conectando Boas Práticas 2022, realizado no Cemforpe.  O evento contou a apresentação dos 12 trabalhos selecionados e a premiação dos três primeiros colocados. O projeto “Trilha do Saber”, da professora Edvania Cristina Cipriano Rodrigues da Silva, que atua na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EM Monteiro Lobato, na Ponte Grande, foi o vencedor deste ano.

Este é o primeiro prêmio recebido pela professora que está na rede municipal desde 2007 e atua com educação inclusiva há quatro anos. “Eu acho que é uma forma de representar a educação especial na nossa rede. Nós estudamos e compartilhamos muito, nos orgulhamos do trabalho que fazemos. Cada criança que atendemos nos motiva a continuar”, disse. A escola municipal da Ponte Grande é polo de AEE para outras escolas da região.

O segundo lugar ficou com o projeto “Ouro da Casa” de Tainá Rodrigues da Silva Camillo, professora que atua nas ações pedagógicas da EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó. A professora Ligia Marques Araujo, da EM Engº Cláudio Abrahão, no Jardim Santa Tereza, levou o terceiro lugar com “Educação em saúde menstrual”. Os primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro, por meio da Secretaria de Educação, sendo R$ 5 mil para o primeiro lugar, R$ 3 mil para o segundo e R$ 2 mil para o terceiro.

“Vivenciamos um momento que nunca havíamos pensado com a pandemia, em que nós precisamos nos reinventar. Parabéns a todos que se inscreveram e apresentaram seus projetos. Prestigiar o trabalho de vocês nos dá muito orgulho de fazer parte da nossa rede”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos. O Seminário foi realizado pela Rede Conectando Saberes em parceria com a Pasta e Fundação Lemann

Ao todo foram 35 trabalhos inscritos que abordaram os temas da equidade racial, pertencimento, gestão eficiente de pessoas e a Primeira Infância. Deste total, 12 foram selecionados por uma banca avaliativa formada por representantes da equipe técnica do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Simone da Cunha, Luiz Flávio da Silva, Aniele Armelin e Vanderlei Masotori; além das professoras universitárias Neusa Bolanho, Kátia Medeiros e Fernanda Fontanelli. Os doze receberam troféus de participação e brindes.

A premiação foi apresentada pela professora Cibele Máximo e pelo gestor dos projetos de educação musical da Secretaria de Educação, o maestro Allan Caetano. A música ficou por conta do Quarteto de Cordas “Minha Terra Mogi”, composto pelos músicos João Vitor Ventura, Júlia Laise, Jefferson Rezende e Gabriel Freitas. Os participantes são chefes de naipe da Orquestra Juvenil Minha Terra Mogi, gerida pela Sinfônica Mogi, parceira da Secretaria de Educação no projeto “Pequenos músicos… Primeiros acordes na escola”.

A secretária adjunta de Educação Andrea Pereira de Souza e a diretora do Departamento Pedagógico (Deped), Elisabete Jacques Urizzi Garcia também participaram do evento. O núcleo Conectando Saberes Mogi conta com os professores Monica Raquel Souza Matheus Felismino e Gilberto Henrique da Silva Junior.

Confira os 12 trabalhos selecionados
Alana Aparecida Pereira Rodrigues Silva
EM Profª Ana Maria Barbosa Garcia (Botujuru)
Projeto “Celebrando a família”

Camila Sardinha Gallucci
CEIM Profª Dione Rocha Romanos (Vila Brasileira)
Projeto “Desenho de observação: estratégia com crianças bem pequenas para ampliar desenvolvimento da concentração”

Edvania Cristina Cipriano Rodrigues da Silva
EM Monteiro Lobato (Ponte Grande)
Projeto “Trilhas do saber”

Eliane Batista de Souza
EM Cel. Almeida (Centro)
Projeto “Vivências e histórias: alfabetizando na EJA”

Jeniffer Monteiro
EM Dr. Milton Cruz (Jardim Maricá)
Projeto “Educar em rede - brincar e aprender”

Ligia Marques Araujo
EM Engº Cláudio Abrahão (Jardim Santa Tereza)
Projeto “Educação em saúde menstrual”.

Nathally Pereira Gondek Monteiro Gil
EM(R) Geralda Ferraz de Campos (Volta Fria)
Projeto “Histórias e memórias: minha cidade, meu lugar”.

Patricia Aparecida Ramires Gabriel
EM Profª Vanda Constantino da Costa (Braz Cubas)
Projeto “Eleitores mirins”

Renata Santos de Oliveira