Equipe técnica da Secretaria do Verde realiza podas de adequação nos bairros

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

24 de setembro de 2021

A equipe de poda de árvores da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente tem trabalhado em vários pontos da cidade para assegurar a manutenção de espécies de grande porte. Durante esta semana, foram realizadas ações na Vila Suíssa e no distrito de Cezar de Souza. Na semana que vem, o trabalho estará concentrado no distrito de Jundiapeba. Em média, são atendidos cerca de 20 pedidos por semana, registrados pela Ouvidoria Municipal.

O trabalho de poda de adequação é realizado em ruas e avenidas com movimento intenso de carros, com árvores e galhos que precisam ser cortados periodicamente. O trabalho garante um crescimento mais saudável às árvores e proporciona mais segurança de motoristas e pedestres, evitando que galhos pesados venham a quebrar. Com o passar do tempo, caminhões e ônibus podem começar a esbarrar nesses galhos, o que se torna mais perigoso com a chuva de verão.

A secretária Michele de Sá Vieira explica a importância das podas equilibradas: “Temos uma equipe técnica especializada e eu, como arquiteta e urbanista, oriento para que a poda seja sempre bastante cuidadosa, precisa e equilibrada, resguardando as condições fitossanitárias, a segurança dos pedestres e veículos e o embelezamento que proporciona à paisagem”, diz. O trabalho contribui para a melhor visualização de placas de trânsito, além de favorecer a iluminação pública.

Antes da poda, a equipe faz uma análise das condições fitossanitárias das árvores, o que dá origem a laudos técnicos que indicam as providências a serem tomadas. Em seguida, a equipe de campo vai às ruas e executa o trabalho, que é feito com equipamentos adequados. As podas de árvore podem ser solicitadas pelos cidadãos na Ouvidoria quando estiverem em área externa, como ruas e praças, no telefone 156.