Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Mogi das Cruzes manteve a liderança na geração de empregos do Alto Tietê no mês de abril, de acordo com os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho. No mês, foram 625 novas vagas criadas no município, o maior entre os dez municípios da região.
Os números positivos foram puxados pelos bons resultados dos setores de Serviços, com saldo positivo de 265 vagas, da Construção Civil, com 183 novas vagas, e do Comércio, com 181 vagas.
Já no acumulado dos primeiros quatro meses deste ano, o resultado obtido por Mogi das Cruzes também foi altamente positivo. A cidade apresentou saldo positivo de 3.052 novos postos de emprego. Mais uma vez, o setor de Serviços foi o destaque, com 2.240 vagas, seguido pela Construção Civil, com 710 novos postos.
“Os resultados na geração de empregos mostram o bom momento de retomada econômica que está sendo vivido por Mogi das Cruzes. Isso é favorecido por um trabalho consistente realizado pela Prefeitura para criar um ambiente econômico saudável, com ações de incentivo ao empreendedorismo, à capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho e à empregabilidade, em parceria com o setor privado. A evolução das condições sanitárias do país também tem influência positiva nos índices”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.
Entre os destaques das ações desenvolvidas pela Prefeitura para fomentar a geração de novas oportunidades e facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho estão a criação do programa Mogi Conecta, com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba. As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e do CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, neste site.
Oportunidades
A capacitação dos trabalhadores também é destaque no trabalho desenvolvido pelo município, em conjunto com o Governo do Estado, entidades e a iniciativa privada. No momento, estão abertas as inscrições para 1.000 vagas na nova edição do Programa de Formação de Talentos em Atendimento, realizado em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a empresa NeoBpo. Os interessados podem se inscrever pessoalmente na unidade da empresa, localizada na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 490 – Mogilar, de segunda a sexta-feira. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (10/06) e o atendimento é feito às 9h ou às 14h.
Outra oportunidade que está aberto à população é o programa Gerdau Transforma, que oferecerá oficinas gratuitas para profissionais liberais e autônomos que pretendem montar ou ampliar seus negócios. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho pelo site www.gerdautransforma.com.br e as atividades ocorrerão entre os dias 20 a 24 de junho, das 19h às 22h, na estrutura do Crescer na Vila Brasileira. Podem participar pessoas com mais de 18 anos e que já frequentaram ou estão matriculados em uma escola pública do município.
Para quem está desempregado e em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade é a nova etapa do programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado, que tem 80 vagas disponíveis para Mogi das Cruzes. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de junho, pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br e podem se inscrever pessoas que estão desempregadas, maiores de 18 anos e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. A iniciativa garante ocupação profissional por cinco meses e o selecionado vai atuar junto a órgãos públicos municipais e estaduais, com bolsa auxilio de R$ 540,00 por mês, além de 80 horas de qualificação, promovida pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O programa Mogi Conecta, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, vai apoiar as bolsistas que desejarem acessar o mercado de trabalho e também quem preferir investir no empreendedorismo.
Mogi Tech Academy
No mês passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o Mogi Tech Academy, um programa de formação e colocação profissional nas áreas de desenvolvimento de sistemas, programação, inovação e tecnologia. O endereço para participar dos cursos é o poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br/mogitech.
A área de tecnologia da informação proporciona crescimento profissional, valorização financeira e reconhecimento. Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que os empregos no setor cresceram 14,4% no ano passado. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando se trata de outras áreas.
Entre as opções de cursos disponíveis estão o “Bootcamps”, que proporciona o aprendizado de forma imersiva com aulas e projetos práticos que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Outra opção é o curso “Live Coding”, em que os participantes são inseridos em uma sessão ao vivo e personalizada com os melhores profissionais do mercado para tirar dúvidas, praticar e construir seu portfólio de projetos, além de aprender os atalhos para desenvolver a sua carreira. Há ainda o curso “Acelerações”, que capacita os alunos a acelerarem suas carreiras de forma imersiva, com aulas e projetos práticos.