Secretaria de Gestão e Contratações Públicas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta sexta-feira (06/03), o segundo e último dia de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher de 2020, celebrado no domingo, 8 de março. A programação especial de debates e palestras sobre direitos, lutas e conquistas das mulheres desta sexta ocorreu na Escola de Governo e foi organizada pela Secretaria Municipal de Gestão. A abertura contou com a presença do prefeito Marcus Melo e do vice, Juliano Abe.
Em sua saudação, o prefeito enfatizou as ações de proteção adotadas pelo município, como a Patrulha Maria da Penha. “A violência contra a mulher é um problema persistente na sociedade brasileira. Precisamos combatê-lo com a participação de todos. Em nossa cidade, por meio da Patrulha Maria da Penha, buscamos oferecer mais segurança e tranquilidade às vítimas.”
Ao longo do dia, foram realizas palestras com os temas “Empoderamento e Direitos da Mulher”, ministrada pela advogada Jeruza Lisboa Pacheco Reis, e “A Mulher e o Empoderamento da sua Autoestima”, feita pela professora de Educação Física e nutricionista da Secretaria de Esportes Viviane Benvenuti.
A programação contou ainda com apresentações das atividades da Patrulha Maria da Penha, com a comandante da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, Thaís Nascimento, e sobre Atuação na Delegacia da Mulher, feita pela delegada Luciana Amat, além de atividade de cuidados pessoais (auto maquiagem), conduzida pela professora do Fundo Social Sueli Cardoso.
Também participaram do evento os secretários municipais Marcos Regueiro (Gestão), Eliana Mangini (adjunta de Gestão), Rosângela Cunha (Saúde), Clovis da Silva Hatiw Lú Jr. (Finanças), Daniel Teixeira de Lima (Verde e Meio Ambiente), Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança) e Nídia Cristoforo (adjunta de Planejamento).
Na quinta-feira (05/03), o secretário Marcos Regueiro abordou a história que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, no ano de 1857. Também foram realizadas roda de conversas com a participação da juíza de Direito da 1ª Vara Família e Sucessões, Ana Carmem de Souza Silva; da defensora pública do Estado de São Paulo e conselheira do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Fernanda Bussinger; da procuradora-geral do Município, Dalciani Felizardo; da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, e da empresária Stephanie S. Stein.
Rede de atendimento
Além da atividade específica em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes conta com uma série de ações e rede de atendimento para o público feminino.
Entre os destaques está a Maternidade Municipal (em construção), Pró-Mulher, Ambulatório de Saúde da Mulher do Hospital Municipal, Programa Mãe Mogiana, serviço Alô Mãe Mogiana, Comitê Municipal de Investigação da Mortalidade Materna e Infantil, Banco de Leite Humano, Comitê Municipal de Combate às Violências Domésticas, Conselho Municipal da Mulher, Patrulha Maria da Penha e campanhas como a Outubro Rosa.
Em 2010, a Prefeitura passou a oferecer exames de média complexidade, entre eles a mamografia, até então ofertado apenas pelo Governo do Estado. Atualmente, são quatro aparelhos de mamografia na cidade, além dos mutirões realizados pela Carreta Mulheres de Peito. (Julio Nogueira)