Moradores do CDHU Vila Cléo e da Vila Municipal recebem títulos de propriedade

Coordenadoria de Habitação

20 de julho de 2020
O prefeito Marcus Melo fez a entrega, no último sábado, de 51 títulos de propriedade a moradores do CDHU da Vila Cléo e da Vila Municipal, áreas que foram regularizadas (Ney Sarmento/ PMMC)

O prefeito Marcus Melo fez, no último sábado (18/07), a entrega de 51 títulos de propriedade para moradores do CDHU Vila Cléo e da Vila Municipal. As áreas passaram por regularização fundiária, trabalho este que é desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Habitação, em parceria com o Governo do Estado e que garante segurança jurídica para milhares de famílias mogianas.

“Estamos aqui na Vila Cléo entregando títulos de propriedade, também para moradores da Vila Municipal. São bairros já consolidados, que têm asfalto, escolas, unidades de saúde próximas, mas tem uma coisa que tirava o sono de várias famílias aqui, que era não ter o título de propriedade. É um trabalho bem burocrático, que demora bastante, mas é nosso papel poder dar tranquilidade para essas famílias”, destacou o prefeito.

Maria do Carmo Fonseca, uma das contempladas, falou sobre a satisfação que é finalmente receber o documento que comprova a propriedade de seu imóvel. “Para mim é um momento de gratidão e de segurança. Muita gente passa uma vida toda esperando ter sua casa própria e eu já tenho o privilégio de estar aqui, com a escritura nas mãos”, pontuou.  

A entrega aconteceu no campo de futebol da Vila Cléo e foi dividida em etapas, para evitar aglomerações. Foram 41 títulos entregues para moradores do CDHU da Vila Cléo e 10 para moradores da Vila Municipal. Recentemente, a Prefeitura também entregou 112 documentos, para moradores da Travessa Iracema, Vila Cintra e Jundiapeba Quadra 290.

Outros núcleos passam neste momento por regularização fundiária, sendo que, em três deles, o processo está mais adiantado e há previsão de início da entrega dos títulos ainda neste ano. São eles: Jardim Jussara, Vila Nova União e Vila Paulista 1.

Especificamente da Vila Nova União, que é um dos locais mais populosos, a previsão é que 168 títulos sejam entregues ainda neste ano e outros 630 sejam entregues no ano que vem. Vale lembrar que, no ano passado, a Prefeitura concluiu a aquisição da área, afastando em definitivo qualquer risco de despejo às famílias, que durante anos enfrentaram disputas judiciais com os antigos proprietários.

A Vila Municipal é um loteamento implantado a partir da década de 80 e que teve rapidamente os lotes comercializados, dando início ao adensamento urbano. O núcleo, contudo, estava em situação irregular e assim permaneceu por quase 30 anos, até que a Administração Municipal interveio, com o processo de regularização fundiária.

Já o CDHU da Vila Cléo foi entregue no ano de 1995. A Prefeitura de Mogi das Cruzes incentivou a vinda do empreendimento, com a desapropriação, seguida por doação da área à CDHU para a obra.