1º Seminário de Turismo de Mogi das Cruzes será realizado nesta quarta-feira
Coordenadoria de Turismo


Nesta quarta-feira (13/11), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Alto Tietê, vai realizar o 1º Seminário de Turismo de Mogi das Cruzes. O evento, que será realizado no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, tem por objetivo debater o turismo sob diversos ângulos e reunirá programação extensa, gratuita e aberta a todos os públicos. Os interessados podem se inscrever pelo link abaixo.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, lembra que, além do Sebrae, também estarão presentes no seminário representantes do Governo do Estado de São Paulo, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Associação das Prefeituras de Municípios de Interesse Turístico (Amitesp). A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) também deve estar representada pelo deputado Marcos Damásio.
Sartori destaca ainda que o turismo da cidade teve grandes avanços ao longo dos últimos anos, com a captação de quase R$ 6 milhões de recursos estaduais e federais, para obras como a implantação de infraestrutura no Pico do Urubu, a reforma da estação de Sabaúna, as obras nos cinco museus municipais, a reforma do Centro de Informações Turísticas, o projeto de cicloturismo e as reformas do Parque Leon Feffer e também do Centro de Cidadania e Arte (Ciarte).
“Precisamos lembrar que o turismo gera renda e desenvolve economicamente a cidade. É um setor estratégico, que pode ajudar muito Mogi das Cruzes nessa meta de um crescimento contínuo, com a garantia de mais qualidade de vida aos cidadãos”, pontua.
A programação do seminário vai se estender por todo o dia, começando pelo credenciamento e abertura oficial pela manhã e depois partindo para um ciclo de palestras e debates. A primeira palestrante do dia será a escritora e consultora de turismo digital, Marta Poggi, que trará a temática “Turismo Inteligente: Como embarcar nesta nova era?”.
Ainda no período da manhã, quem conduzirá a segunda palestra é o empresário José Fernandes, que é proprietário de uma rede de hotéis na cidade de Socorro, no interior do Estado de São Paulo, conhecida pelo seu potencial turístico, em especial o turismo de aventura. Ao público, ele apresentará a palestra "A Importância da União dos Empresários do Turismo".
Após pausa para o almoço, terá início a programação da tarde, com a palestra "Como se tornar Município de Interesse Turístico?", conduzida por Waldirene Ricanelo, que é diretora técnica da Associação de Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp). Depois, será a vez de Roberta Oliveira e Carolina Paes de Andrade, ambas representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), falarem sobre o programa de turismo do Sesc, que é desenvolvido desde o ano de 1948.
A partir das 15h30, começará o painel “Ecoturismo e Preservação Ambiental: Turismo Consciente”, que contará com a participação da analista de sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, Cleia Araújo e da gestora da Estação Ecológica da Serra do Itapety, Lucila Manzatti. A mediação ficará sob a responsabilidade do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente e presidente do Conselho Mogiano do Meio Ambiente (COMOMA), Daniel Teixeira de Lima.
O encerramento, com networking, está previsto para as 16h30. O 1º Seminário de Turismo de Mogi das Cruzes também tem apoio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Circuito Turístico das Nascentes.
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde o evento será realizado, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5196.

Jogos Escolares da Sustentabilidade chegam à última semana com o tema “Mudanças Climáticas”

Cultura abre convocação de artistas para participação na Feira Literária de Mogi das Cruzes

Projeto sobre movimento é destaque nacional no Prêmio Conectando Boas Práticas 2021

Escolas municipais são premiadas em festival de dança regional neste final de semana

Parque Centenário terá evento de adoção de animais no sábado, dia 2