Apoio aos peregrinos será intensificado no mês de outubro

Coordenadoria de Turismo

24 de setembro de 2019

Mogi das Cruzes é o ponto de partida da Rota Peregrina Paulista – Rota da Luz. Criada no ano de 2016, a Rota da Luz está inserida no programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, como proposta de uma jornada de fé, reflexão, contemplação e meditação.

Seu trajeto foi concebido para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes, que antes realizavam suas caminhadas até Aparecida pelo acostamento da Via Dutra, rodovia com grande movimentação, que por isso submetia os caminhantes  a grandes riscos.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes tem acompanhado a movimentação dos peregrinos em Mogi das Cruzes durante o ano, inclusive fornecendo o passaporte do Peregrino que registra sua passagem nas cidades integrantes do percurso e, ao chegarem na Basílica de Aparecida, retiram seu Certificado de Peregrino.

Durante o mês de outubro, o trabalho será mais intensificado na cidade devido a comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil, comemorado no dia 12 de outubro. Nesse período, o movimento das romarias e peregrinos aumenta substancialmente.

A Secretaria de Cultura e Turismo realizará rondas diárias no Trecho da Rota da Luz entre Mogi das Cruzes até a Divisa com o município de Guararema oferecendo apoio aos Peregrinos. Havendo a necessidade de suporte e orientação, o telefone para contato é o 4798-6900.

Associação dos Amigos da Rota da Luz – AARL

Para auxiliar os peregrinos em suas caminhadas, prestar suporte em informações até mesmo promover eventuais resgates, além de monitorar o tajeto até Aparecida, foi criada recentemente a Associação dos Amigos da Rota da Luz – AARL.

A associação também auxilia na manutenção e conservação da infraestrutura do caminho, além de buscar recursos junto a iniciativa privada e parcerias com o poder público para ampliar as ações de apoio ao peregrino, tais como campanhas de divulgação da Rota da Luz nos comércios e serviços e fomento às tradições locais, no que tangem à cultura, lazer, gastronomia e receptivos.

Para o Presidente da AARL, Ubirajara Nunes, a Rota da Luz tem tudo para se potencializar cada vez mais e se tornar um dos mais visitados caminhos de peregrinação do Brasil, devido sua localização, as belas paisagens por onde passa e por estar cercado de um povo que acolhe e trata o peregrino com todo carinho e respeito que ele merece.

Recém-criada, a associação já iniciou os trabalhos no caminho, realizando limpeza nas placas de sinalização no trecho entre Mogi das Cruzes e Guararema. Nos dia 28 e 29 de setembro, a manutenção será feita no trecho de Santa Branca até Aparecida.

COMTUR

Durante a reunião ordinária do mês de setembro, o presidente do Conselho Municipal de Turismo e secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, colocou em discussão a troca de algumas entidades que compõem o atual conselho, em razão de algumas não se fazerem presentes com seus representantes, nem estarem diretamente ligadas ao Turismo.

Na oportunidade, a Associação dos Amigos da Rota Luz – AARL, por meio da Regional de Mogi das Cruzes, apresentou o interesse em ocupar uma das cadeiras do conselho e informou que em todas as cidades que são abrangidas pela Rota, a entidade irá pleitear o ingresso nos respectivos conselhos municipais de turismo, fortalecendo assim o fomento ao turismo regional por meio da Rota da Luz.