Em reunião com secretário estadual, prefeito busca desenvolvimento para o turismo local

Coordenadoria de Turismo

23 de julho de 2019
Prefeito Marcus Melo se reuniu com o secretário estadual de Turismo, Vinícius Lummertz, e falou sobre o interesse de desenvolver cada vez mais o turismo local (Junior Lago/ PMMC)

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (23/07), com o secretário estadual de Turismo, Vinícius Lummertz, em São Paulo. Durante o encontro, que teve a participação do secretário de Gabinete, Romildo Campello e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, o chefe do Executivo falou sobre o potencial turístico da cidade, sobre os projetos que Mogi já tem e também sobre o interesse da cidade em seguir desenvolvendo esse segmento.

“Mogi das Cruzes é uma cidade com grande potencial turístico. Temos as nossas particularidades, como o turismo de um dia, o turismo rural, religioso e também de aventura. Estamos evoluindo nessa área, conseguimos recursos via Programa Município de Interesse Turístico (MIT) e via Ministério do Turismo, mas queremos avançar mais. Por isso, a Prefeitura está a disposição, para qualquer programa ou projeto dessa área que o Governo do Estado venha a desenvolver”, pontuou.

O secretário estadual falou um pouco sobre o atual estágio do MIT, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) e mencionou o interesse do Governo do Estado em aumentar as linhas de crédito para o setor, bem como desenvolver projetos maiores e mais estruturantes, que possam fortalecer o turismo de regiões do Estado.

Mogi das Cruzes tem projetos aprovados com o Governo do Estado e Ministério do Turismo, para melhorias no setor. Pelo MIT, há o convênio das obras de melhoria na estação ferroviária de Sabaúna e também o das obras de aperfeiçoamento da infraestrutura dos principais atrativos turísticos da cidade, como Museu Visconde de Mauá, Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, Centro de Exposições Cidades-Irmãs, Museu Taro Konno, a Pinacoteca e o Centro de Informações Turísticas. A cidade aguarda aprovação de um outro projeto, que prevê o mapeamento e sinalização dos 200 quilômetros de rotas de cicloturismo existentes na cidade.

Pelo Ministério do Turismo, há projetos aprovados para a estação ferroviária de Sabaúna e para a implantação de infraestrutura no Pico do Urubu. A cidade também cadastrou no Ministério projetos que preveem melhorias para a Rota da Luz, para o Casarão do Chá, para o distrito de Sabaúna, Pico do Urubu, área central, Parque da Cidade, Parque Centenário, Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, entre outros. (Lívia de Sá)