Startup nascida no Polo Digital recebe menção honrosa em disputa do Ministério do Turismo

Coordenadoria de Turismo

01 de dezembro de 2021

Uma startup nascida no Polo Digital de Mogi das Cruzes foi finalista e recebeu menção honrosa pelo segundo ano consecutivo no Desafio Turistech, promovido pelo Ministério do Turismo. Trata-se da empresa de cicloturismo, Tripbike. A disputa, que conta ainda com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Sebrae, é uma edição ampliada do Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado pela primeira vez em 2020.

Além da categoria startups, foco da competição do ano passado, o Desafio Turistech, realizado de forma totalmente online, envolveu a participação de destinos, academia e empresas. Todos os vencedores ganham visibilidade nacional e internacional para seus projetos, sendo reconhecidos como líderes da inovação no turismo brasileiro.

Os participantes concorreram com as seguintes temáticas: Digitalização de negócios e destinos turísticos; Personalização de experiência; Destinos inteligentes; Marketing digital / Promoção de destinos; Impacto social/ambiental; Turismo em áreas naturais; Experiência do turista digital; Nomadismo digital; Vistos e controle de acessos; Domótica e automatização; Inserção digital de pequenos negócios; Desenvolvimento sustentável; Economia circular; Gestão e operação inteligente e Economia Criativa no Turismo.

Os projetos tiveram relação com diversos pontos da cadeia de valor do turismo, destinados a visitantes, a empresas, ao setor público, à academia ou a comunidades. Os quesitos da disputa se basearam na contribuição ao turismo, natureza inovadora e grau de desenvolvimento, entre outros.

Os 10 projetos mais bem colocados no Desafio Turistech vão se associar por 12 meses ao Wakalua, tendo acesso a seu network, opções de mentoria e investimentos de parceiros, além de se classificar para as semifinais da 4ª Competição Global de Startups de Turismo da OMT, de 2022. Eles também vão disputar uma viagem a Madri, na Espanha, para participar de um programa de treinamento e, também, da Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR).

O Brasil foi destaque na 3ª edição da disputa mundial de startups de turismo da OMT, que, em 2020, teve como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre mais de 10 mil projetos de 135 nações, o país chegou à semifinal, com dois representantes, e sagrou-se campeão na categoria igualdade de gênero. A vitória coube à Sisterwave, de Brasília (DF), que facilita a realização de viagens por mulheres.

O Desafio Turistech Brasil integra uma colaboração entre o MTur e o Wakalua para estimular a inovação em turismo no Brasil e melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital de organizações públicas e privadas da área. O trabalho conjunto prevê a instalação de um hub dedicado ao setor no país e o apoio à construção da Estratégia Nacional de Inovação em Turismo (ENIT-2021-2024).

Sobre a Tripbike

A Tripbike promove roteiros de clicloturismo por todo o Brasil, conectando ciclistas locais com ciclistas que curtem conhecer novos lugares ou querem pedalar com alguém mais experiente para orientá-los.