Turismo mostra recuperação com aumento de 5% na geração de empregos

Coordenadoria de Turismo

07 de abril de 2022
Geração de empregos na área do turismo cresce 5% entre 2020 e 2022 e é um forte indicativo da recuperação do setor, que foi bastante impactado pela pandemia

Após um período de forte impacto gerado pela pandemia, o turismo tem se destacado como um dos setores com significativo poder de recuperação em Mogi das Cruzes. Isso pode ser comprovado pelos dados de geração de empregos na área, oficialmente divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostram a criação de 314 novas vagas de trabalho no setor entre 2020 e 2022, um crescimento de 4,98%.

Em 2020, foram 6.309 vagas criadas no setor. Em 2021, esse número subiu para 6.541 e agora em 2022 (mês base fevereiro) o total foi de 6.623 vagas. Compõem esses indicadores serviços como alojamento, alimentação, artes, cultura, esporte e recreação transporte rodoviário de passageiros.

O coordenador municipal de Turismo, Luís Uchôa, lembra que o turismo foi um dos segmentos econômicos mais afetados pela pandemia, porém a demanda represada de atividades culturais e de lazer, principalmente ao ar livre, resultou no aquecimento do setor a cada medida de flexibilização dos protocolos sanitários entre 2020 e 2021. A vacinação em massa da população, como pontua, foi outro fator que contribuiu muito para a retomada do setor.

Luís enfatiza que a queda nas chegadas internacionais ao país chegou aos 70% em 2020, culminando com uma diminuição de 63% na geração de receita. E 2021 foi igualmente desafiador:  o crescimento foi apenas 4% perante 2020. Dado todo esse contexto, especialistas apontam o turismo de proximidade como principal tendência para os próximos anos, nicho esse em que Mogi das Cruzes se destaca.

“A tendência são deslocamentos menores, como excursões e também a preferência por locais abertos e por atrativos e destinos que tenham atividades em meio à natureza. Mogi tem todas essas características e ainda a vantagem de fácil acesso para quem chega da capital, do ABC, do Vale do Paraíba e do litoral, então isso está impulsionando a retomada dos negócios do turismo local, o que faz com que as vagas de emprego também aumentem”, analisa, sinalizando clima de otimismo para os próximos meses.

Vale lembrar que Mogi das Cruzes está a 50 km de São Paulo, que é o principal pólo emissor de turistas do Brasil e a 30 km do Aeroporto de Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil e segundo maior da América Latina. Para além disso, o município conta com um turismo rural bem estruturado, ampla oferta hoteleira e mais de 60% de área natural preservada, apresentando potencial, logo, para se tornar um dos principais destinos turísticos do Alto Tietê.