Banco de perucas do projeto Cabelegria atende no prédio da Unica Fisio em Braz Cubas

Fundo Social

18 de janeiro de 2023

O Fundo Social de Mogi das Cruzes lembra a todos os cidadãos que o banco de perucas da cidade, uma parceria da Prefeitura de Mogi com a ONG Cabelegria, está atendendo em novo endereço. Com a mudança do Pró-Mulher para o distrito de Braz Cubas, o espaço foi realocado para o prédio da Unica Fisio, porém manteve suas atividades. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h às terças e quintas e das 12h30 às 17h nas segundas, quartas e sextas.

O banco de perucas tem como objetivo principal promover o resgate da autoestima entre pessoas que enfrentam a perda de cabelos, seja em função de tratamento oncológico ou outras enfermidades, como alopécia. Além de disponibilizar gratuitamente perucas confeccionadas com fios naturais e em diversos modelos, o banco também recebe a doação de mechas naturais, para a confecção de novas perucas, trabalho este que fica a cargo das equipes da ONG, em São Paulo.

Para quem deseja ter acesso a uma peruca, basta ir até o banco dentro dos dias e horários de funcionamento, portando laudo médico, RG, CPF e, no caso de pacientes oncológicos, comprovante quimioterápico. Já para quem deseja doar, as orientações são: doar mechas já cortadas, com no mínimo 20 centímetros de comprimento e entregá-las secas, presas por um elástico e dentro de um saco plástico. O projeto aceita qualquer tipo de cabelo, inclusive aqueles que têm química. Importante ressaltar que cortes de cabelo não são feitos no local. Todos os doadores recebem ainda um certificado.

Uma vez no banco de perucas, as pessoas são atendidas por voluntários do SOU - o banco de voluntários do Fundo Social de Mogi das Cruzes e têm a liberdade de experimentar todas as perucas disponíveis, até que encontre o modelo que mais agrada. Se num segundo momento a pessoa quiser fazer a troca, basta procurar novamente o espaço. O único pedido é para que, quando a peruca não estiver mais em uso, a pessoa faça a devolução da mesma ao banco, de forma que ela possa ser reutilizada por outra pessoa em necessidade.

O banco de perucas da ONG Cabelegria em parceria com o Fundo Social de Mogi das Cruzes está instalado no prédio da Unica Fisio, que fica na rua Francisco Affonso de Melo, 635, em Braz Cubas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que é o 4798-5143 ou pelo telefone direto do banco, que é o 4798-7360.