Mogi contra Fome

O projeto Mogi Contra a Fome é uma iniciativa integrada da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que visa diminuir e atenuar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, durante a vigência do período de calamidade pública, instituído pelo Decreto Municipal nº 19.928/2021. A partir da identificação das pessoas que carecem de ajuda, o objetivo é distribuir alimentos e não permitir que cidadãos mogianos passem fome neste momento de crise sanitária, social e econômica.  

QUEM PODE RECEBER
Poderão receber auxílio com alimentos moradores de Mogi das Cruzes, que tenham renda familiar de até 3 salários mínimos e que estejam cadastrados no sistema. Veja abaixo outros critérios que serão levados em consideração: 

  • estar inscrito do Cadastro Único (CadÚnico);
  • ter filhos matriculados na rede municipal de ensino;
  • ser Microempreendedor Individual (MEI);
  • ser cadastrado em alguma instituição social e já receber auxílio dos governos municipal, estadual ou federal.

Serão priorizados moradores de Mogi das Cruzes que ainda não estão sendo atendidos por algum benefício.


COMO SE CADASTRAR
Quem enfrenta dificuldades em função da crise trazida pela pandemia da Covid-19 deve acessar o Cadastro Mogi Contra Fome e preencher os campos com as informações solicitadas. O cadastro poderá ser feito de forma online ou por telefone, exclusivamente no número 156, da Ouvidoria, na opção 8. O atendimento telefônico acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A orientação é para que apenas uma pessoa por família preencha o cadastro. É essencial fornecer dados reais e atualizados.

Faça seu cadastro: https://contrafome.mogidascruzes.sp.gov.br

QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS
A partir dos dados declarados, será feita uma triagem, para direcionar o cidadão ao atendimento mais adequado. Aqueles que tiverem a situação de vulnerabilidade constatada serão contatados por equipes da Prefeitura, com orientações sobre o recebimento dos alimentos.

QUERO COLABORAR COM O PROJETO, COMO FAÇO?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ajudar doando bens ou serviços, tais como alimentos, máscaras, álcool em gel, água, equipamentos, medicamentos, insumos e serviços em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail querodoar@pmmc.com.br, mediante envio de documentação especificada em edital.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Comitê Integrado de Apoio ao Mogiano (CIAM), abriu o Chamamento Público nº 005/2021, com o objetivo de captar doações e ajudar os mogianos mais fragilizados.


MOGI CONTRA FOME
Arrecadados e/ou adquiridos até o momento:

  • 775,4 toneladas de alimentos
  • 31 mil cestas básicas

* Os alimentos já foram e/ou ainda estão em processo de distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade.