Assistência lança nesta sexta-feira o caderno “Revisitando as orientações técnicas do PAIF de Mogi das Cruzes”

Secretaria de Assistência Social

19 de novembro de 2024
Auditório da Universidade de Mogi das Cruzes será palco nesta sexta-feira para o o lançamento do caderno "Revisitando as orientações técnicas do PAIF de Mogi das Cruzes"

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover nesta sexta-feira (22/11) uma reunião de trabalho, em que será feito o lançamento oficial do caderno "Revisitando as orientações Técnicas do PAIF de Mogi das Cruzes". O encontro será das 8h30 às 12h, no auditório do Teatro Manoel Bezerra de Melo, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). 

Leia abaixo o caderno na íntegra

A primeira elaboração municipal das orientações técnicas do PAIF se deu em 2016, razão pela qual a equipe da Secretaria de Assistência Social entendeu como necessário o processo de revisão e revisita dessa escrita, considerando os anos acumulados de trabalho das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os novos saberes e também o novo cenário, pós-pandemia. 

O objetivo dessa revisita é abrir novos diálogos, alinhavar reflexões e também jogar luz sobre o trabalho desenvolvido dentro dos CRAS, imprimindo identidade a esse serviço e fortalecendo a Proteção Social Básica em Mogi das Cruzes. 

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, realizado pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que prevê ações periódicas e contínuas, com o objetivo de fortalecer a proteção às famílias que se encontram em vulnerabilidade social e de suas relações sociais no território onde vivem, prevenindo a ruptura de laços familiares e comunitários, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O PAIF realiza ações com famílias compostas por pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços de troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades na superação das vulnerabilidades sociais, articulando o acesso a programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, a serviços socioassistenciais e demais serviços públicos.

As famílias que buscam o serviço encontram-se em vulnerabilidade decorrente da privação ou ausência de renda, de precário ou nulo acesso às políticas públicas, de fragilização dos vínculos afetivos e comunitário resultante de qualquer tipo de discriminação, entre outras.

A reunião terá como público-alvo trabalhadoras e trabalhadores da rede, porém será aberta a todos os interessados, por meio de um formulário online de inscrições que já está disponível. 

Inscreva-se

A UMC fica na rua avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, no Centro Cívico. 

Anexos