Festival de Arte da Primeira Infância terá atividades em diferentes espaços nesta semana

Gabinete

22 de agosto de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Contação de histórias, circo, literatura, teatro e outras atividades culturais fazem parte das atividades desta semana do 1º Festival de Arte da Primeira Infância, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que está levando arte aos quatro cantos da cidade destinada aos pequenos mogianos. A programação começou no último sábado (20/08) com a apresentação da Caravana Circo Corredor, no CEIM Ver. Alcides de Vicente, no Residencial Novo Horizonte.

A apresentação com números de números de palhaçaria, acrobacias, malabarismos, mágica e outras atrações encantou pais e crianças do bairro. “Eu gostei das brincadeiras, do palhaço, da princesa e dos príncipes”, contou Maria Eduarda Araujo da Silva, 6 anos. A mãe da pequena, Andresa de Oliveira Araújo Silva, também se animou com o espetáculo. “Achei interessante porque é uma coisa que nunca teve aqui no bairro. Eu gostei também”, disse. Além do circo, crianças e jovens do bairro também se apresentaram.

No domingo foi a vez de uma vivência técnica de arte no Parque da Cidade com a produção de tintas naturais, coleta folhas e estamparia de tecido. “Neste final de semana, tivemos as primeiras ações do festival abertas a toda a comunidade, possibilitando a interação de crianças, pais, cuidadores e público em geral. Por meio de imersão e vivências, todos puderam experimentar as conexões entre Arte e Educação. O mesmo preceito será desenvolvido dentro das escolas, visando aproximar o público ao mundo das expressões artísticas de modo leve, interativo e lúdico” afirmou Kelen Chacon, secretária municipal de Cultura e Turismo. 

A programação do Festival desta terça-feira (23/08) será nas escolas. Alunos da EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó e no CEIM Prof Cácio Costa Neves participarão de uma atividade de contação de histórias. Na quarta-feira (24/08), as atividades serão em duas creches na mesma região e também em duas  unidades escolares em Cezar de Souza. A apresentação “Viagem Literária” será apresentada no mesmo dia em duas sessões no Theatro Vasques, às 9 e às 14 horas. A atração terá contação de história, jogos e brincadeiras. Os interessados deverão retirar o ingresso no local.

As atividades oferecidas pelo festival, até  o dia 31 de agosto, visam ofertar diferentes linguagens artísticas ao proporcionar experiências e vivências necessárias à Primeira Infância. Esta fase importante do desenvolvimento infantil tem sido o foco do trabalho da Administração Municipal, que tem mobilizado um grupo intersetorial para a construção de políticas públicas para este público, em especial, a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infãncia (PMPI). Desde julho do ano passado, Mogi das Cruzes faz parte de um grupo de 24 cidades brasileiras que integram a rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard Van Lee, com foco na Primeira Infância. 

Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas pelo site da Secretaria de Cultura, pelo telefone 4798-6900, e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br ou ainda presencialmente na sede da secretaria, que fica no Casarão do Carmo e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
 

Programação completa do 1º Festival de Artes da Primeira Infância (sujeita a alterações):

20/08 (Sáb) - 14h - Atividade: Circo - Caravana Circo Corredor - Aberto para comunidade - Local: Novo Horizonte - Rua Paulo Ono, 47.

21/08 (Dom) - 9h às 12h e das 14h às 17h - Atividade: Vivência técnica de arte - Confecção de tintas naturais, coleta de folhas e estamparia em tecido (levar tecido) - 20 vagas por turma (inscrições no local) - Local: Parque da Cidade.

23/08 (Ter) - 14h - Atividade: Contação de história - Para alunos da unidade escolar e comunidade - Local: Jardim Aeroporto - EM Florisa Faustino Pinto, Creche Estrela da Manhã e Creche Heróis do Futuro.

24/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de história - Para alunos da unidade escolar - Local: Jardim Bela Vista - CEI Pequeninos do Rei (CEIM Antônio Bós Vidal Filho).

24/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de história -  Contando e Tocando - Para alunos da unidade escolar - Local: Jardim das Bandeiras - CEIC Brincando e Aprendendo.

24/08 (Qua) - 9h e 14h - Atividade: Literatura - Viagem Literária - Retirada de ingresso no Theatro Vasques - Local: Theatro Vasques.

25/08 (Qui) - 16h - Atividade: Show - Olimpíadas da Combuca - Aberto para comunidade - Local: Novo Horizonte - EM Hélio Castro Santos Neves.

25/08 (Qui) - 14h - Atividade: Teatro - Tem um gato no ninho da galinha - Informações diretamente com a Escola - Local: Vila da Prata - Casa da Criança Irmã Salvadora.

25/08 (Qui) - 19h - Atividade: Literatura - Vivência técnica de Arte Educação - Literatura de Berço - Público Geral - Local: Nova Mogilar - Auditório do CEMFORPE.

26/08 (Sex) - 10h e 14h - Atividade: Literatura - Escambinho Literário - Mediação de Leitura - Para escolas - Local: Pinacoteca.

26/08 (Sex) - 14h - Atividade: Contação de história - Contando e Tocando - Informações diretamente com a Escola - Local: Braz Cubas - Creche Imaculado Coração de Maria II.

27/08 (Sáb) - 10h e 14h - Atividade: Literatura - Escambinho Literário - Contação de histórias - Local: Pinacoteca.

27/08 (Sáb) - 15h - Atividade: Teatro para Bebês - Espetáculo Scaratuja - Informações diretamente com CEU - Local: Vila Nova União - CEU das Artes.

27/08 (Sáb) - 19h - Atividade: Conferência - Palestras: “O que o adulto precisa fazer para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável” e "Educação para as relações Étnico raciais na primeira infância" - Retirar ingressos com uma hora de antecedência - Local: Theatro Vasques.

27/08 (Sáb) - 14h - Atividade: Orientação técnica - Hip Hop - Mc para crianças - Inscrição no local - Local: Centro - Casa do Hip Hop.    

28/08 (Dom) - 9h às 17h - Atividade: Vivências de artes plásticas "Grafite" - Arte urbana - 20 vagas com inscrições no local - Local: Novo Horizonte - Quadra.

28/08 (Dom) - 16h - Atividade: Show musical - Terra das Almofadas - Retirar ingressos com uma hora de antecedência - Local: Theatro Vasques.

29/08 (Seg) - 14h - Atividade: Contação de história - Filosofia para crianças - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Piatã - CEIM Profª Maria Luiza Fernandes.

30/08 (Ter) - 14h - Atividade: Cultura popular - Capoeira Angola - Informações diretamente com a Escola - Local: Varinhas - CEI Solzinho Feliz.

30/08 (Ter) - 14h - Atividade: Teatro - Arrasta Pé Mamulengo - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Layr - CEIM Sebastião da Silva.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Orientação técnica - Hip Hop - Mc para crianças - Informações diretamente com a Escola - Local: EM Profª Therezinha Soares.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Circo - Show de variedades - Informações diretamente com a Escola - Local: Jundiapeba - Creche DO-RÉ-MI.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de História - Ensinar e aprender com alegria - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Camila - CEIM O Bom Samaritano.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Música - Brinquedos Cantados - Informações diretamente com a Escola - Local: Chácara Guanabara - Creche Quero Quero.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de história - Contando e Tocando - Informações diretamente com a Escola - Local: Braz Cubas - Creche Imaculado Coração de Maria II.

31/08 (Qua) - 19h - Atividade: Noite do Saci - Informações 4798-6900 - Local: Praça do Carmo.