Secretaria de Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na tarde desta quinta-feira (07/12), mais uma ação da campanha 21 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência Contra a Mulher e do Racismo, que se encerra oficialmente neste domingo (10/12). Organizado pela equipe do CRAS Centro, em parceria direta com a Escola Estadual Alzira Fernandes Scungisqui, do Jardim Aracy, o evento foi um flash mob, com o tema da igualdade e tolerância, no Terminal Central.
A atividade mobilizou alunos, professores, usuários do transporte coletivo, povos originários, líderes e representantes de diferentes religiões, pessoa com deficiência, além de trabalhadores da Assistência Social, para uma reflexão coletiva sobre a necessidade do respeito para com todos. Por isso, reuniu pessoas de diferentes origens, idades, culturas, raças e religiões. O repertório foi ensaiado e executado pelos alunos da unidade de ensino, porém todos que por lá passaram tiveram a oportunidade de cantar e dançar junto aos jovens.
“A criança é inocente, portanto ninguém nasce racista e sim vai se tornando ao longo da vida. Então, trabalhar com a criança e com a juventude é fundamental, porque ela vai se tornar um adulto e desde cedo precisa aprender a ter respeito por todos, dentro de uma política de igualdade”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Celestes Gomes.
A campanha 21 Dias de Ativismo, como o nome sugere, consiste na promoção, ao longo de 21 dias, de atividades que aludem ao combate à violência contra a mulher e ao racismo. A agenda faz alusão ao 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra e se estende oficialmente até 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Também integram esta agenda o 25 de novembro, instituído como o Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher e o 6 de dezembro, Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.