Governador anuncia Bom Prato e o não fechamento da passagem da rua Dr. Deodato

06 de abril de 2022

O governador Rodrigo Garcia esteve em Mogi das Cruzes na tarde desta terça-feira (05/04) e fez importantes anúncios para a cidade. Além da implantação da unidade 2 do Bom Prato na cidade, ele liberou R$ 17,2 milhões para obras de infraestrutura urbana e garantiu, juntamente ao anúncio de um plano de requalificação de estações da CPTM, que a passagem em nível da rua Dr. Deodato Wertheimer não será fechada enquanto não houver alternativa para a travessia da linha férrea na área central.

“Tínhamos o entendimento jurídico de que a passagem seria fechada, mas estamos determinando à CPTM que não o faça, para que a gente possa, juntamente à reforma, construir uma passagem em desnível e só fazer o fechamento da passagem depois de ter isso solucionado”, destacou o governador.

O tema se tornou alvo de discussões envolvendo toda a sociedade e também o prefeito Caio Cunha, todos firmemente contra o fechamento. Vale lembrar que o anúncio repentino veio no final do último ano, o que levou a Prefeitura a se mobilizar e conseguir suspender esse fechamento por dois meses inicialmente e depois por mais quatro (totalizando 180 dias). A última previsão, logo, era de que ela poderia ser fechada no dia 1º de julho, possibilidade essa que foi sepultada com o anúncio do governador Rodrigo Garcia.

“É uma vitória para toda a cidade e só temos a agradecer ao governador, que ouviu nosso clamor e nos deu a garantia de que nossa vontade será respeitada. A passagem da rua Dr. Deodato não será fechada enquanto não for feita ali uma outra passarela. E tudo isso vinculado a um grande projeto de modernização das estações da CPTM em Mogi”, destacou o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha.

Os projetos de reconstrução e modernização da CPTM englobam as estações Mogi das Cruzes, Estudantes, Jundiapeba e Braz Cubas, todas da Linha 11-Coral. Os projetos têm como premissa o atendimento de todas as normas de acessibilidade, com rota tátil, sanitários acessíveis, além das melhorias nas estruturas e plataformas das atuais estações e a instalação de elevadores. Estará contemplado também neste plano de modernização a adequação e aproveitamento dos espaços nas estações para exploração comercial.

A previsão é que os projetos comecem a ser elaborados em 2023. A primeira estação a receber o projeto será Mogi das Cruzes, que também contará com escadas rolantes na estação, aumentando o conforto dos passageiros. Além disso, o projeto prevê a construção de uma passarela nas proximidades da estação, que servirá como alternativa e solução para a passagem em nível da rua Dr. Deodato Wertheimer.

A realização das obras das estações e a passarela será decorrente da elaboração de projetos realizados por equipe da CPTM, que também definirá as possíveis necessidades de desapropriações e liberação de áreas municipais.

Bom Prato Jundiapeba

Durante a visita à cidade, o governador Rodrigo Garcia também fez a assinatura do convênio para a implantação da segunda unidade do Bom Prato em Mogi das Cruzes, no distrito de Jundiapeba. A previsão é que o equipamento entre em operação no segundo semestre deste ano.

A unidade servirá como ferramenta de combate à insegurança alimentar na região de Jundiapeba e é fruto de um investimento de R$ 2,3 milhões. À Administração Municipal, caberá a realização de adequações no prédio, para atender às normas do programa, além da própria disponibilização do imóvel, que foi entregue no final de 2020 e tem 300 metros quadrados de área construída, mais salão para 200 pessoas.

Já o Estado fornece a infraestrutura para a instalação do restaurante e arca com o pagamento de subsídio para o custeio da refeição. A unidade, por fim, é gerenciada por entidade parceira, que fornece as refeições e dá toda a assistência aos usuários.

A unidade 2 do Bom Prato em Mogi das Cruzes deve oferecer 1.100 refeições diárias, sendo 300 cafés da manhã e 800 almoços. Nos restaurantes do programa, os cafés da manhã custam R$ 0,50 ao usuário e os almoços saem por R$ 1,00. Vale lembrar que, além de muito populosa, Jundiapeba é uma região de alta vulnerabilidade social.

R$ 17,2 milhões em obras estruturantes

O governador Rodrigo Garcia também anunciou investimento de R$ 17,2 milhões do Estado em obras estruturantes para Mogi das Cruzes. Ele autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) a tomar providências visando a celebração de três convênios com a Prefeitura.

A cidade será contemplada com R$ 15 milhões para pavimentação de vias urbanas de terra, por meio do Programa Nossa Rua; R$ 2 milhões para reforma e ampliação de Unidade Básica de Saúde e R$ 250 mil para obras de calçadas acessíveis, no âmbito do Programa Cidades Acessíveis.

Agora a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo aguarda o encaminhamento dos projetos executivos e demais documentos para a formalização dos convênios e repasse dos recursos.

A visita do governador Rodrigo Garcia contou com a participação de diversas autoridades, como deputados, secretários estaduais, ex-prefeitos, secretários  e vereadores municipais, além da população de Jundiapeba.