Mogi das Cruzes solicita ao Governo do Estado reforço do efetivo policial na cidade

21 de outubro de 2022
Ofício encaminhado pelo prefeito Caio Cunha ao governador Rodrigo Garcia solicita a ampliação do efetivo das polícias na cidade e a realização de operações (Divulgação/PMMC)

O prefeito Caio Cunha encaminhou, nesta sexta-feira (21/10), um ofício ao governador Rodrigo Garcia solicitando reforço no efetivo das polícias na cidade e a realização de operações para a melhoria da segurança da população. O objetivo é melhorar a segurança pública em Mogi das Cruzes.

“Levamos ao governador a preocupação da população de Mogi das Cruzes com a questão da segurança pública na cidade. Também solicitamos novas operações, uma vez que esta é uma questão que envolve toda a região”, explicou Caio Cunha.

No ofício encaminhado, o prefeito pede que sejam destinados ao município contingentes e operações para o enfrentamento da criminalidade para garantir a segurança da população.

“O trabalho de segurança pública é feito em conjunto, com ações e investimentos  do Governo Estadual e da Prefeitura. A ampliação do efetivo das Polícias Militar e Civil é importante para que haja maior efetividade e abrangência nas ações”, completou o prefeito.

Em Mogi das Cruzes, a Guarda Municipal faz um trabalho conjunto com a Polícia Militar para o patrulhamento em todas as regiões do município. As atribuições da corporação municipal também compreendem o monitoramento com câmeras da Ciemp, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Neste ano, a Prefeitura contratou 32 novos guardas municipais, que estão em período de treinamento. A administração municipal também vem investindo na valorização e capacitação da corporação, dentro do trabalho voltado à segurança pública no município.  As ações compreendem atividades teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios. Entre os temas abordados estão treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.

A tecnologia é outra prioridade da administração municipal para melhoria da segurança da população. No início de setembro, foi entregue a nova Central de Monitoramento de Mobilidade Urbana e Segurança, que trabalhará em apoio à segurança pública, por meio das câmeras e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está conectada ao sistema Detecta.

No último mês, também foi anunciado o projeto-piloto de parceria com o Clube de Campo de Mogi das Cruzes para a integração entre câmeras particulares, que serão adquiridas pela entidade esportiva, e o sistema municipal de monitoramento.