“Educação especial na perspectiva inclusiva” é o tema da formação de 2023 para os Profissionais de Apoio

Secretaria de Educação

02 de março de 2023
Programada pela Divisão de Apoio à Inclusão Escolar do departamento, a formação terá sequência ao longo do ano letivo de 2023. (Divulgação/PMMC)

Os profissionais, que atuam com alunos com deficiência, na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, participaram, nesta terça-feira (28/02), do primeiro encontro formativo deste ano, no Auditório do Cemforpe. O tema desta formação, realizada pelo Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, foi “Educação especial na perspectiva inclusiva”.

Participaram do encontro mais de 160 profissionais. A formação contou com a participação da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. “Quando vamos aos bairros e conversamos com as pessoas, sentimos a importância do trabalho de vocês. Nossa gratidão por esse trabalho essencial e incrível para nossas crianças”, disse. Além das formações, os servidores também contam com plantões de dúvidas e o atendimento nas escolas.

Programada pela Divisão de Apoio à Inclusão Escolar do departamento, a formação começou pelo papel dos servidores no atendimento dos alunos nas escolas, a escolha das escolas e informações sobre a vida funcional dos profissionais. Um dos destaques foi a digitalização do processo de devolutiva do trabalho realizado, desde a observação, a intervenção e o desenvolvimento do aluno.  A programação contou ainda com a palestra “Desafios da Inclusão”, com a diretora do departamento de Educação Especial e Inclusiva, Érica Venturini.

“O profissional de apoio é um mediador para que o aluno possa realizar as atividades propostas pelo professor em sala de aula”, disse Renata Agueda de Souza, responsável pela equipe. A divisão conta ainda com a psicopedadoga Elisa Correa de Oliveira, a psicóloga Maricy Lamounier de Oliveira, a ADE Dilma Aparecida de Araújo Dias Galvão e as estagiárias de Tecnologia da Informação (TI) Raimunda Santos da Silva Menezes e Isabela Soares Souza.

No encontro, também foi dada a devolutiva sobre o trabalho realizado em 2022, que, em grande parte, foi enviado pelos pais e responsáveis dos alunos atendidos. A formação tem tido um resultado positivo no trabalho das escolas. “O ano passado foi excelente. A gente precisa de experiências para o dia a dia mesmo. Conseguimos evoluir no nosso trabalho porque tivemos muito retorno da parte da equipe”, disse Walkiria Nascimento de oliveira Ribeiro, que atua no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho.