Ouvidoria Geral organiza solução de demandas e alcança média de resolutividade de 88%
Ouvidoria Geral

A Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes possui um grupo de trabalho formado por funcionários das secretarias municipais que mais recebem solicitações de manutenção feitas pela população e que, semanalmente, se reúne para solucionar as demandas de maneira organizada. Feitos pelo telefone 156, os pedidos de manutenção são reunidos e tabulados, tornando-se também uma valiosa ferramenta de planejamento para a Administração Municipal. Por mês, a Ouvidoria registra uma média de 1250 pedidos de manutenção, das mais variadas áreas, e o índice de resolutividade chega 88%.
"Todas as terças-feiras, realizamos esta reunião de trabalho com os funcionários das secretarias e discutimos as principais demandas que chegaram, além de como fazer para solucioná-las. Também analisamos como foi feito o atendimento dos pedidos que já foram resolvidos. Enfim, trata-se de um acompanhamento contínuo. Com o passar do tempo, passamos a ter uma ferramenta de gestão valiosa, que nos oferece uma visão geral das ocorrências e da própria cidade. Isso também contribui para a busca de soluções e para a organização a fim de resolver os pedidos com mais rapidez e eficiência", explica o ouvidor geral José Luiz Freire de Almeida.
As reuniões do grupo de trabalho da Ouvidoria contam com as presenças de funcionários do Semae e das Secretarias de Obras, Transportes, Serviços Urbanos, Segurança e Planejamento e Urbanismo. O roteiro é padronizado: cada funcionário inicialmente fala sobre os pedidos que foram solucionados, aponta percentuais de resolutividade e em seguida todos passam a trabalhar nas próximas solicitações. As dificuldades enfrentadas são discutidas e as secretarias se apóiam mutuamente para que todas as solicitações sejam atendidas.
A experiência e os dados tabulados permitem traçar um perfil básico dos tipos de reclamações. Elas seguem um padrão de acordo com a época do ano. Durante o verão, quando as chuvas são mais constantes, são mais comuns as ocorrências de limpeza de bocas-de-lobo, de terrenos, operação tapa-buracos, desentupimento de redes de esgoto e corte de mato, entre outros. Com isso, nos primeiros meses do ano o Semae e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos acabam sendo mais exigidos. "De acordo com as características da época, nós concentramos os esforços nas principais demandas, sem, é claro, esquecer de todas as demais", explica o ouvidor.
Passada a época de chuvas mais intensas - durante o outono e o inverno, por exemplo - , as reclamações mudam e começam a ganhar espaço os pedidos ligados à fiscalização, como terrenos, transporte, além de manutenções de lombadas e de calçadas. Igualmente, com a alteração na natureza das solicitações são feitos ajustes no trabalho das equipes, priorizando-se este tipo de trabalho. Esta adaptação é uma das responsáveis pelo bom índice de resolutividade, uma vez que tornou-se possível prever o tipo de demanda e principalmente adaptar-se a cada uma delas.
Como acionar a Ouvidoria
Os mogianos que quiserem registrar solicitações de serviços ou reclamações podem fazê-lo por meio do telefone 156, para todos os tipos de pedidos. Para os casos relacionados ao Semae - como vazamentos de água ou esgoto, além de manutenções em calçadas - , o telefone é o 115. Já a Secretaria Municipal de Saúde conta com um telefone próprio, o 162, opção 3. Outra alternativa bastante utilizada pelos cidadãos é o e-mail ouvidoria@pmmc.com.br.
O ouvidor José Luiz Freire de Almeira explica que a internet facilita o registro de reclamações, pois é possível aos cidadãos detalharem o problema de forma escrita, o que também facilita a identificação e a solução da demanda: "Acompanhamos todo o audamento da manifestação do cidadão, desde o primeiro registro telefônico até a solução final dada a cada caso", completou. (MAS)

Equipe mogiana se destaca na Copa São Paulo de Ginástica Rítmica, no último sábado

Ação da Prefeitura evita ocupação de área municipal no Jardim Piatã

Trecho na avenida Engenheiro Miguel Gemma tem alteração no trânsito

Mercadão promove Semana da Alimentação Saudável até sábado, dia 9

Cultura abre chamamento para captação de recursos para o aniversário de Mogi das Cruzes