Programa Cuida+Mogi começa na semana que vem e atenderá o Botujuru

Ouvidoria Geral

10 de fevereiro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Botujuru será o primeiro bairro da cidade a receber as ações do Cuida+Mogi, programa criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para motivar, conscientizar e envolver a população numa grande ação de cuidado e respeito ao município.

Cerca de 50 funcionários farão uma grande operação de limpeza e manutenção no Botujuru ao longo da próxima semana. O bairro é o terceiro mais populoso da cidade e concentra aproximadamente 11 mil habitantes em 3,6 mil domicílios.

“O objetivo é que cada um faça a sua parte. A Prefeitura cuidando, limpando, conservando e investindo naquilo que é necessário e, por outro lado, os moradores ajudando nesta preservação, não só cuidando daquilo que é dela, mas também informando a municipalidade dos problemas”, destaca o prefeito Marcus Melo. A primeira edição do Cuida+Mogi foi definida através dos dados estatísticos da Ouvidoria. “Estamos, de forma direcionada, atendendo as principais demandas da população”.

O Cuida+Mogi envolverá as secretarias de Serviços Urbanos, Segurança Pública, Transportes e a Ouvidoria. Para dar suporte ao mutirão, serão utilizados cinco caminhões basculantes, um caminhão-pipa, dois rolos compactadores e uma retroescavadeira, além de equipamentos auxiliares. Entre os principais serviços a serem realizados estão operação tapa-buracos, capinação, varrição, retirada de entulho, lavagem das vias, limpeza de bueiros, galerias, pintura de guias e sarjetas, reforço na sinalização e a fiscalização em terrenos particulares que estejam sujos ou com mato alto.

“Também vamos fazer a nossa parte, identificando as áreas públicas que estão precisando de manutenção e limpeza”, destaca Melo.

O Botujuru recebe a mais importante obra de infraestrutura de saneamento básico em execução atualmente em Mogi das Cruzes. É um investimento de R$ 21.861.686,89, que vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas com a implantação de 45 km de rede de esgoto, 3,5 mil ligações prediais e três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), que receberão os efluentes destinados para a ETE de Cezar de Souza.

E é justamente a grande movimentação desta obra, aliada ao período de chuva intensa, que resultou numa série de demandas solicitadas pelos moradores do bairro junto ao número 156 da Ouvidoria.

“O Botujuru tem uma topografia muito acentuada, o que dificulta a execução rápida dos serviços, mas a partir de segunda-feira, nós estaremos no bairro com toda a força para resolver os principais problemas”, ressalta o prefeito, que acompanhará o início dos trabalhos, marcado para as 9 horas, na Avenida Felipe Sawaya.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena, foi feito um levantamento completo das principais necessidades do bairro. “Vamos percorrer primeiro os corredores de ônibus, beneficiando moradores, comerciantes destas vias e principalmente os usuários do sistema de transporte coletivo”, destaca Lorena, acrescentando que o mutirão deve durar pelo menos uma semana. “Só deixaremos o bairro quando todo o trabalho for executado”, diz ele, ressaltando que a chuva é um complicador para a execução de serviços urbanos.

Assim que os serviços de mutirão no bairro do Botujuru forem concluídos, esta mesma operação seguirá para outra localidade, sempre tendo como base os dados estatísticos. “Há uma equipe que se reúne toda a semana para analisar estes dados e traçar as estratégias de trabalho. Desta forma, otimizamos, potencializamos e damos mais resolutividade às ações”, explica o prefeito.

Infraestrutura

O bairro do Botujuru registrou um crescimento demográfico de 64,57% entre os anos de 2000 e 2017. A população passou de 6.611 para 10.880, respectivamente, segundo os dados do IBGE. Isso significa que este é o terceiro bairro mais populoso de Mogi das Cruzes, perdendo apenas para a região de Jundiapeba, com cerca de 36 mil, e o Mogi Moderno com aproximadamente 17 mil. Deixando de lado as características rurais, embora ainda mantenha muito do seu verde e tenha a Serra do Itapety como pano de fundo, o Botujuru demandou uma série de investimentos públicos para atender as demandas em várias áreas.

Na área da Educação, por exemplo, o grande destaque é o Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professor José Limongi, que funciona em período integral e tem vaga para cerca de 800 alunos. A Escola Municipal Profª Ana Maria Barbosa Garcia (Educação Infantil) e as creches e escolas Profª Maria José Martins de Camargo, Dr. Argeu Batalha, Escola Maria, Mãe do Divino Amor I e a Escola Maria, Mãe do Divino Amor II completam o parque educacional do bairro, oferecendo 1.154 vagas em período integral e 328 no parcial.

No esporte, os moradores contam com uma Academia da Terceira Idade (ATI) e o próprio Ginásio Poliesportivo do Cempre, que abre as portas nos finais de semana e feriados para receber a comunidade. “Este é um ginásio com dimensões oficiais e capacidade, inclusive, para receber jogos da Liga de Futsal, por exemplo”, destaca o prefeito Marcus Melo, salientando, ainda, que o bairro passa pela mais importante obra de infraestrutura em saneamento básico. “O Botujuru era o último grande bairro de Mogi das Cruzes sem coleta de esgoto, o que gera um grande risco à saúde pública e danos ao meio ambiente, já que todas as casas possuem fossas”, ressalta Melo.

Na área da Saúde, os moradores contam com uma Unidade Básica, que atende nas especialidades de clínica geral, pediatria e ginecologia. A população foi beneficiada também com a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na Avenida Pedro Romero. “A localização é bastante próxima. Menos de 5 km separam o Botujuru da UPA”, salienta Melo.

Ainda no que diz respeito às melhorias no bairro, segundo o prefeito, há o acesso pela Mogi-Guararema que teve todo o trecho urbano, num total de 5 km, duplicado, recebeu canteiro central, rotatórias e iluminação em led que, além de mais econômicas, são mais eficientes. O trabalho foi realizado em parceria entre a Prefeitura e o Estado. (Ana Figueiredo)