Prefeitura de Mogi abrirá edital do Seguro Rural durante seminário

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

14 de março de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura, lançará nesta quarta-feira (15) o primeiro edital do ciclo 2023 do Programa Municipal de Subvenção do Seguro Rural, que teve percentual aumentado para 20% em janeiro. O lançamento será durante o 2º Seminário sobre Seguro Rural, que acontecerá entre 14 e 17 horas, no Sindicato Rural.

O seminário abordará as “perspectivas diante do aumento de eventos climáticos críticos no Alto Tietê” e será ministrado por Daniel Miranda, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – o Banco do Agronegócio Familiar (FEAP/BANAGRO) do Governo do Estado de São Paulo, e por Danilo de Almeida, coordenador geral de seguro rural do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DEGER/MAPA).

“Este encontro, além de ser um importante momento de troca de informações, marca o avanço e o zelo com a produção agrícola de Mogi. Sabemos que nossos agricultores convivem com o risco de perdas decorrentes do clima e o aumento do valor da apólice traz mais tranquilidade para os produtores mogianos”, destaca o secretário de Agricultura, Felipe Almeida.

Em janeiro, o percentual de subvenção do valor da apólice do Seguro Rural para os agricultores estabelecidos na cidade aumentou de 10 para 20%. A proposta, prevista no Projeto de Lei nº 169/2021, tornou Mogi uma das cinco cidades brasileiras (ao lado de Jundiaí, Louveira, Itatiba e Itupeva) e a primeira da Região Metropolitana a contar com essa política pública.

O Seguro Rural é um mecanismo de proteção para que produtores rurais possam investir com maior segurança diante das adversidades climáticas. O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro da Administração Municipal, ao lado de subvenções já garantidas pelos Governos Federal (que contribui com 40%) e Estadual (30%).

SERVIÇO

2º Seminário sobre Seguro Rural: perspectivas diante do aumento de eventos climáticos críticos no Alto Tietê
Dia 15 de março, das 14h às 17h
Sindicato Rural (Av. Japão, 205, no Alto do Ipiranga)
Aberto ao público