Produtores rurais de Mogi terão acesso a R$ 3 milhões em crédito para prejuízos causados pelas chuvas

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

19 de maio de 2023

O Governo do Estado de São Paulo liberou, nesta terça-feira (16), R$ 3 milhões em crédito emergencial do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) para produtores rurais mogianos que tiveram prejuízos causados pelas fortes chuvas de fevereiro. O pedido havia sido feito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

“As chuvas que atingiram nossa região no começo do ano afetaram o trabalho dos produtores da cidade. À época, solicitamos à Secretaria de Agricultura do Estado auxílio na recuperação dos agricultores e essa ajuda chegou. É uma grande conquista, que é fruto do bom relacionamento que construímos com o Governo de São Paulo”, explicou o secretário de Agricultura, Felipe Almeida, que foi recebido pelo secretário Antônio Júlio Junqueira acompanhado de Rodolfo Marcondes (secretário-adjunto de Agricultura), Fábio Dan (presidente do Sindicato Rural de Mogi), e Gildo Saito (coordenador da comissão técnica de hortaliças, flores e orgânicos da FAESP).

Os beneficiários devem ser produtores rurais, enquadrados como beneficiários do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – O Banco do Agronegócio Familiar – FEAP-BANAGRO, que possuam Declaração de Aptidão ao FEAP – DAF, ou Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP, ou Cadastro da Agricultura Familiar – CAF, válida (as duas últimas, para este caso específico, substituirão a DAF).

Para solicitar, é necessário procurar pela Casa da Agricultura de Mogi das Cruzes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI até 30 de setembro deste ano. O endereço é Av. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 35, Centro Cívico. O teto de financiamento é de R$ 50 mil por produtor rural, com prazo de pagamento de até 72 meses, incluída a carência de até 12 meses.

Em caso de dúvidas, o produtor rural também pode buscar informações na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que fica no Mercado do Produtor "Minor Harada", localizado na Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550, Mogilar.