Mogi das Cruzes recebeu evento que regulamenta a atividade fungicultora em São Paulo

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

14 de junho de 2024
Em Mogi, no bairro Porteira Preta, foi assinada a resolução de Regulamentação da Fungicultura em São Paulo. (Divulgação/PMMC)

Nesta quinta-feira (13), no bairro Porteira Preta, foi assinada a resolução de Regulamentação da Fungicultura em São Paulo. A cerimônia, promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, aconteceu na propriedade de um dos 114 produtores de fungos e cogumelos ativos em Mogi das Cruzes.

“Nossa cidade produz cerca de 4,5 mil toneladas e é conhecida como a capital do cogumelo. É memorável sermos o local a receber o evento que marca a implementação da classificação de fungos em São Paulo, primeiro estado a ter essa iniciativa”, comemorou o secretário de Agricultura e Abastecimento de Mogi das Cruzes, Felipe Almeida. 

A assinatura foi realizada pelo secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Fernandes. “Essa regulamentação traz segurança jurídica e abre portas para o setor de fungicultura de São Paulo. Com isso, a atividade passa a ter uma classificação correta e abre caminho para ter reconhecimento junto ao CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da Receita Federal”, evidenciou.

A resolução assinada permite que o cultivo de cogumelo tenha classificação própria – até então, estava na categoria de olericultura, que regulamenta a produção de legumes e verduras. Estiveram presentes Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis e presidente do CONDEMAT+, representantes de entidades e órgãos do Alto Tietê e produtores de cogumelos da região. 

Promoção da Cadeia Produtiva de Cogumelos
Neste sábado (15), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com produtores e instituições do setor, realizará, no Mercado Municipal, a Promoção da Cadeia Produtiva dos Cogumelos.

O evento será das 10h às 14h e contará com a presença de alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Centro Universitário Braz Cubas, que oferecerão ao público uma degustação de uma torta de cogumelos. Os frequentadores do Mercado Municipal também receberão uma cartilha com informações gerais, valor nutricional, recomendações e até receitas com cogumelos.