Assistência Social e Saúde se reúnem para dialogar sobre desospitalização

Secretaria de Assistência Social

16 de maio de 2022
Trabalhadores da Assistência Social e da Saúde se reuniram para dialogar sobre um tema que resvala sobre as duas áreas: a desospitalização

Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e de unidades de saúde da cidade se reuniram recentemente, para um diálogo a respeito de desospitalização. Pela Saúde, estiveram no encontro: a Consultora Patricia Pinheiro, o Chefe de Divisão Luis Henrique, trabalhadores e representantes das das Unidades de Pronto Atendimento 24h(UPAs e UBSs), da Santa Casa de Misericórdia,  do Ambulatório de Saúde Mental, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e do SAMU. Já pela Assistência, estavam a Secretária Celeste Gomes, o Secretário Adjunto Tomás Andreeta, entre outros técnicos.

A desospitalização é definida como um processo que busca a humanização de pacientes que se encontram hospitalizados. Tem como principal objetivo oferecer a esses indivíduos uma recuperação mais rápida e bem sucedida em seu domicílio, buscando também racionalizar a utilização dos leitos hospitalares. Por isso, para que seja bem sucedida, ela requer a atuação de uma equipe interdisciplinar, que conte não só com profissionais da Saúde como também da Assistência.

Durante o encontro, as equipes falaram sobre integração e também sobre desafios. As equipes da Assistência Social pontuaram, por exemplo, a situação geral de aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, quadro esse que foi agravado pela pandemia da Covid-19. Também listaram os esforços que estão sendo feitos pela Secretaria no sentido de ampliar a prestação de serviços de proteção social, e com isso atender plenamente à demanda.

“É um trabalho incansável, desenvolvido diariamente, sempre com o objetivo da superação das vulnerabilidades, sejam elas quais forem. Como muitas das pessoas que atendemos e acompanhamos pela rede apresentam condições de saúde, acaba se formando esse ciclo de hospitalização e desospitalização, portanto é fundamental haver esse diálogo entre Assistência e Saúde, para que possamos realmente entregar proteção integral a esses indivíduos”, destaca a secretária, Celeste Gomes.

“Estabelecer a parceria entre as Secretarias é de extrema importância,  motivo pelo qual pensamos na criação de uma Câmara Técnica de Assistência Social e Saúde, visando a realização de protocolos de  atendimento para pessoas em situação de rua”, acrescenta a consultora, Patricia Pinheiro.