Assistência Social promove ciclo de palestras com a escritora Caroline Arcari

Secretaria de Assistência Social

30 de setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Criança Feliz, receberá na próxima semana, nos dias 4, 6 e 7 de outubro, a escritora Caroline Arcari, para um ciclo de palestras sobre metodologias de prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção.

A atividade faz parte das ações do município para a primeira infância e tem como público alvos profissionais que atuam na rede socioassistencial, educação e saúde, bem como as famílias atendidas por esses serviços.

Pela programação, na próxima terça-feira (04/10), a palestra será às 8h30, no Theatro Vasques e tem como foco os coordenadores, técnicos, gerentes, diretores da rede socioassistencial, saúde e educação, conselheiras  tutelares, conselheiros de direitos e demais autoridades do município.

Na próxima quinta-feira (06/10), a atividade será às 8h30, no auditório do CEMPRE Sérgio Moretti, em Jundiapeba e o público alvo serão os atores da rede socioassistencial do território, bem como as famílias atendidas pelo programa Criança Feliz.

Já na próxima sexta-feira (07/10), o evento acontecerá no auditório da Escola de Governo e gestão, também a partir das 8h30, voltado para o público atendido pelo território da Vila Nova União, para os atores da rede socioassistencial do referido território, bem como as famílias atendidas pelo programa Criança Feliz.

Importante destacar que os locais escolhidos para a realização da palestra são os territórios de abrangência do programa Criança Feliz, que atende, por meio de visitas domiciliares, indivíduos identificados e pré-selecionados, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único, de acordo com o perfil: gestantes, crianças de zero a 36 meses e crianças de 37 a 72 meses beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Tendo como princípio o cuidado dado à criança nas diferentes idades e nos vínculos estabelecidos entre elas e seus cuidadores, a metodologia do programa é pautada na orientação e no apoio aos esforços das famílias sobre vinculação e cuidados para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, valoriza as interações familiares com a criança, identifica e recomenda brincadeiras e atividades comunicativas que estimulam os vínculos e o desenvolvimento infantil.

Sobre Caroline Arcari

Caroline Arcari é escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui. Autora do Best seller Pipo e Fifi: proteção contra violência sexual, sua atuação e suas obras já foram premiadas pela Unicef, Fundação Abrinq e Save The Children.

Somente a obra Pipo e Fifi recebeu oprêmio internacional de melhor material didático de prevenção à violência sexual da Universidade do Minho – Portugal, o prêmio de Direitos Humanos Neide Castanha em 2014 e a medalha Zilda Arns, cedida para iniciativas de cuidados com a primeira infância, em 2016.

Consultora na área de educação sexual e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, já trabalhou com o Canal Futura, Childhood, Unicef, Comitê Olímpico Brasileiro, Rede Globo, entre outras instituições. Também já trabalhou na formação de educadoras(es), psicólogas(os), profissionais de saúde, conselheiras(os) tutelares e assistentes sociais no Brasil, na Inglaterra, em Portugal, na Espanha, nos Estados Unidos e em Cabo Verde (África).?

Atualmente, tem 12 livros infantis no currículo, mora no Rio de Janeiro, é apresentadora do Canal Futura e consultora e parceira do Programa Encontro, da Rede Globo.