Boletim da Vigilância Socioassistencial mostra a predominância das mulheres na rede

Secretaria de Assistência Social

01 de abril de 2022
Boletim elaborado pela Vigilância Socioassistencial mostra um panorama das mulheres - tanto as trabalhadoras como as usuárias - na rede

Visando homenagear todas as mulheres do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto as trabalhadoras como as usuárias da rede, e enaltecer o papel fundamental que elas desempenham no desenvolvimento de boas práticas e políticas públicas, a Vigilância Socioassistencial de Mogi das Cruzes produziu um boletim, que mostra quem são essas mulheres, quais perfis elas têm e onde atuam.

O estudo mostra que a rede socioassistencial de Mogi das Cruzes é composta por 810 trabalhadoras e trabalhadores, sendo 620 mulheres – ou seja, mais de ¾ do total. São 38 mulheres atuando no órgão gestor, 243 no setor de Proteção Social Básica, 320 na Proteção Social Especial e outras 18 nos três Conselhos Tutelares na cidade. Nesse último caso, só há mulheres entre as profissionais atuantes.

O boletim traz também uma visão sobre o perfil dessas mulheres com informações de faixa etária, grau de escolaridade, local de atuação e cargo. É importante destacar que as mulheres aparecem em maior número em quase todos os locais da rede, e também em todos os cargos, representando 87% das profissionais de nível superior e 83% dos cargos de chefia.

No Cadastro Único, que reúne informações sobre a população de baixa renda do município e contém informações de quase 30% da população mogiana, o público feminino responde por 58% do total. Em números absolutos, são 75.361 mulheres do município inscritas.

Sobre os atendimentos na rede socioassistencial, mais uma vez as mulheres aparecem como maioria. Na Central do CadÚnico, 85% das pessoas atendidas são mulheres; nas sete unidades do CRAS elas representam 76% dos atendimentos; nas duas unidades do CREAS respondem por 71% e nos Conselhos Tutelares, são 80%.

Para mais detalhes, consulte abaixo o boletim (documento anexo). 

Sobre a Vigilância Socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem como objetivo a produção e sistematização de informações territorializadas sobre situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos, bem como a análise do padrão e qualidade dos serviços socioassistenciais ofertados pela política de assistência social.

Assim, é uma área de gestão da informação que apoia as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais. Sua atuação se relaciona com fornecimento de dados, mapeamentos, construção de indicadores, diagnósticos e análises que contribuam para o planejamento e desenvolvimento de ações preventivas e proativas junto à população.

A área de Vigilância Socioassistencial vem sendo estruturada pela Secretaria de Assistência Social desde 2013. Dentre as diversas ações realizadas, destacam-se o gerenciamento do Sistema Informatizado e Prontuário Digital – IRSAS e o Diagnóstico Socioterritorial de Mogi das Cruzes que é de acesso público pela plataforma online “Visor de Informações para o Sistema Único de Assistência Social – VISUAS” disponível no link: http://semas.mogidascruzes.sp.gov.br/

Boletim

Anexos