COPEDE e Sesc promovem curso sobre acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência

Secretaria de Assistência Social

29 de setembro de 2022

A Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (COPEDE), em parceria com o Sesc Mogi das Cruzes, vai desenvolver, a partir desta sexta-feira (30/09), um curso, denominado “Café com Cidadania – Educação para Acessibilidade no território”. O grupo que participará do ciclo é composto por 32 pessoas e já foi previamente inscrito, por meio de link disponibilizado pelo Sesc.

A atividade vem na esteira do 21 de setembro, que é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e abordará diferentes aspectos de uma mesma temática até o final do mês de outubro. Ao todo, serão cinco encontros, sendo dois presenciais e o restante e online. O intuito é promover a troca de saberes, a escuta da comunidade, organizações, instituições e poder público, que tenham no trabalho convívio com pessoas com deficiência, tratando reflexões sobre a temática da inclusão, acessibilidade e sobre os direitos do público PCD.

O primeiro encontro será presencial, nesta sexta-feira (30/09), das 15h às 17h, no Sesc Mogi das Cruzes e terá como foco cidadania e direitos das pessoas com deficiência. Já os três próximos, nos dias 6, 14 e 21, serão online e abordarão, respectivamente, a Lei Brasileira de Inclusão, a acessibilidade em todas as suas dimensões e a geração de emprego e renda. O quinto e último encontro voltará a ser presencial, novamente no Sesc Mogi das Cruzes, das 15h às 17h e terá como tema cultura, lazer, esporte e comunicação acessíveis e inclusivos.

Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Ao longo de setembro, a Secretaria de Assistência e a COPEDE promoveram e participaram de diversas ações em alusão ao Dia da Luta da Pessoa Com Deficiência. Entre as ações, destacam-se o lançamento do programa Acesso, que busca inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o seminário do Grupo Multiplicadores da Inclusão realizado na Câmara Municipal e a ação “Só um Minutinho”, em parceria com a Secretaria de Mobilidade, que buscou trazer conscientização sobre o respeito às vagas destinadas a pessoas com deficiência.