CRAS Vila Nova União mobiliza moradores para criar horta comunitária

Secretaria de Assistência Social

26 de agosto de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A equipe do CRAS Vila Nova União, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a comunidade local, promoveu nesta sexta-feira (26/08) uma oficina para a montagem de uma horta comunitária no equipamento. Trata-se de um novo projeto, que associa o combate à insegurança alimentar ao fortalecimento dos vínculos coletivos e também ao bom uso e cuidado com os espaços públicos. 

A atividade foi um desdobramento de uma conversa já iniciada com a as famílias atendidas pelo CRAS e reuniu idosos, crianças e moradores das redondezas de uma forma geral. Todos aprenderam como plantar em garrafas pet e também os cuidados básicos que têm de ser tomados para a manuntenção de uma horta vertical.   

Está sendo utilizado para o projeto um espaço que estava ocioso no prédio do CRAS e a meta é que a própria comunidade se aproprie e cuide dela. Outra proposta é destinar o que for cultivado e colhido para a Cozinha Comunitária, mais um equipamento da Assistência Social existente na Vila Nova União.

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, acompanhou a oficina. "O objetivo é que a comunidade se una em torno desse projeto e também que desenvolva uma nova visão sobre a maneira de ocupar o espaço público do CRAS", pontuou. 

A Vila Nova União é um território de vulnerabilidade social, onde a insegurança alimentar é um tema recorrente. O projeto, logo, vem como forma de trabalhar essa temática, apresentando à população informações sobre nutrição e refeições saudáveis e, ao mesmo tempo, reunindo e engajando as pessoas na iniciativa.

O CRAS da Vila Nova União é uma unidade pública da política de assistência social, que atua com famílias e indivíduos em seu contexto familiar e comunitário, visando orientar e fortalecer o convívio sociofamiliar e comunitário. Nele e em todas as demais unidades do CRAS, são realizadas atividades socioeducativas, acompanhamento familiar, oficinas de convivência, atividades lúdicas e culturais, campanhas educativas e preventivas e concessão de eventuais benefícios previstos em lei.