Evento "Psicologia e Assistência Social" celebra os 60 anos da Psicologia no Brasil

Secretaria de Assistência Social

29 de agosto de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Cerca de 100 trabalhadores da Psicologia e da Assistência Social participaram, na manhã desta segunda-feira (29/08), de um evento em celebração aos 60 anos da Psicologia no Brasil. Denominado "Psicologia e Assistência Social", o encontro foi realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e teve uma roda de conversa com o psicólogo e bacharel em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Luís Fernando de Oliveira Saraiva. 

O objetivo foi falar sobre os avanços da Psicologia desde a lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, que regulamentou a Psicologia e também provocar debates sobre os conceitos e questões que permeiam o dia a dia do profissional psicólogo, bem como traçar um paralelo entre a Psicologia e a Assistência Social. Assim, uma das provocações partiu da indagação "Que psicologia queremos para a assistência social?". 

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, prestigou o evento e parabenizou os profissionais. "Nós somos um time que trabalha conjuntamente. A Psicologia é imprescindível na Assistência Social e ela evoluiu muito, mas certamente há muito ainda a ser conquistado, portanto esse tipo de espaço de troca e encontro de trabalho é o melhor caminho rumo a essa evolução", pontuou. 

O encontro também contou com a participação de Rodrigo Ruis Martins representando a subsede do Alto Tietê do Conselho Regional de Psicologia. Em sua fala, ele falou sobre o fortalecimento da profissão e apontou a defesa dos direitos humanos como missão central da carreira do psicólogo. 

Também marcaram presença o secretário-adjunto de Assistência Social, Tomás Andreetta, a diretora de Proteção Social Básica, Ana Beatriz de Oliveira Lima, a diretora de Proteção Social Especial, Luana Guimarães e outros trabalhadores dos equipamentos da Assistência Social, tanto os de execução direta como indireta.