Grupos de empreendedorismo social de Mogi das Cruzes são apresentados como cases de sucesso em São Paulo

Secretaria de Assistência Social

10 de agosto de 2023
Grupos de empreendedorismo social de Mogi das Cruzes foram apresentados como case de sucesso em São Paulo, durante evento do Projeto Semente, do Sebrae e Suzano

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico e Inovação, esteve presente nesta quarta-feira (09/08) em um evento na sede do Sebrae-SP, em São Paulo. Durante o encontro, que tinha como proposta a apresentação do projeto Semente, dois grupos de empreendedorismo social de Mogi das Cruzes entraram no script e tiveram suas trajetórias exibidas como cases de sucesso.

Fruto da parceira entre o Sebrae-SP e a Suzano, o projeto Semente é voltado à capacitação de mão de obra e geração de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade. Um de seus pilotos está no Alto Tietê, mais especificamente em Mogi das Cruzes, no escritório regional do Sebrae-SP, razão pela qual também conta no município com a parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do programa Conduz.

Os cases apresentados foram dos grupos D´Ellas Modas e Irmãs D´Óca. Ambos são compostos por pessoas que passam pelo processo de superação de vulnerabilidade e atuam com a produção e venda de itens artesanais, sendo o primeiro do setor de vestuário e o segundo de gastronomia. Estão também no processo de conquistar a Bolsa Auxílio, um novo mecanismo de fomento e transferência de renda para grupos em fase inicial de negócios próprios, criado a partir da Lei do Conduz, que entrou em vigor no primeiro trimestre deste ano.

Formaram-se com o auxílio do programa Conduz e seguem recebendo acompanhamento do programa, atualmente na Incubadora Social, em Jundiapeba. Este é outro equipamento entregue neste ano pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, com o intuito de atender com estrutura adequada grupos que tentam novas oportunidades de vida e trabalho por meio de ações de empreendedorismo.

Os grupos também recebem apoio da Prefeitura, com custeio de deslocamento e alimentação. E são capacitados dentro do conceito da economia criativa, em que a cooperação, em detrimento da competição, é o fator predominante. 

Participaram do evento o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mogi, Gabriel Bastianelli, a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, a coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart e também representantes do grupo D´Ellas Modas. Vídeos mostrando a trajetória dos empreendedores mogianos, que já são tidos como cases de sucesso dentro do programa municipal, foram exibidos a todos os presentes.

“É uma honra ter Mogi das Cruzes representada com dois cases que são realmente exemplos a serem seguidos, tanto no aspecto da transformação social como no âmbito do empreendedorismo. O prefeito Caio Cunha tem como uma de suas prioridades a ampliação de projetos de capacitação de mão de obra e geração de emprego e renda, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade. Portanto, são projetos nascidos de ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes e que agora contam com as importantes parcerias do Sebrae-SP e da Suzano”, destacou o chefe de Gabinete, Gabriel Bastianelli. 

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, também agradeceu às parcerias e lembrou que o programa Conduz é um dos pilares da política municipal da Assistência Social. “Isto é o que chamamos de porta de saída, quando a pessoa consegue superar a situação de vulnerabilidade e risco e passa a deter, a partir do trabalho, autonomia e autossuficiência. Isto é o que desejamos para todos os grupos de empreendedores que acompanhamos em Mogi das Cruzes”, pontuou. 

O projeto Semenste se divide em duas vertentes. A primeira é a orientação para que o participante possa montar seu próprio negócio, com preparação por meio de capacitação técnica, contando com os cursos do Senai e Senac, e de gestão, com aplicação do Sebrae, além de oportunidades de venda presencial e online para seus produtos e serviços. 

A segunda vertente é auxiliar a encontrar o emprego, com preparação por meio de capacitação comportamental, também aplicado pelo Sebrae, além de parcerias com balcões de empregos para aumentar as chances de inserção e recolocação no mercado de trabalho. 

O evento também contou com representantes do Sebrae-SP do Alto Tietê e do setor de desenvolvimento social da Suzano.