Grupos do programa Conduz apresentam planos de negócios em busca da obtenção de Bolsa Auxílio

Secretaria de Assistência Social

02 de agosto de 2023
Grupos de empreendedorismo do programa Conduz apresentaram nesta quarta-feira seus planos de negócios, para concorrer à Bolsa Auxílio prevista na Lei do Conduz (Warley Kenji/ PMMC) 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz, promoveu na manhã desta quarta-feira (02/08) uma reunião de trabalho, para a apresentação dos planos de negócios de grupos de empreendedorismo do programa Conduz. O encontro foi realizado na Incubadora Social, em Jundiapeba, e contou com a participação de representantes do Sebrae e do setor de desenvolvimento social da Suzano, além de equipes da Assistência. 

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, participou da reunião e falou sobre como a Incubadora Social está crescendo desde que foi inaugurada, resultado direto do empenho das equipes que lá atuam. “Só estamos aqui porque vocês fazem parte disso e fazem isso acontecer. Agradeço a cada um que contribui diariamente para que a nossa Incubadora seja efetivamente um espaço que traz oportunidades”, destacou, parabenizando também os grupos que fizeram a apresentação de seus planos de negócios. 

A coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart, parabenizou os grupos de empreendedores e lembrou que a Incubadora Social defende os princípios da economia solidária. Isto é, a cooperação entre as pessoas, em detrimento da competição, para a conquista de resultados. E detalhou também a Bolsa Auxílio, um novo mecanismo que foi criado a partir da aprovação da Lei do Conduz, no início deste ano. 

“Muitas vezes as pessoas desistem de empreender porque o negócio não gera imediatamente renda necessária para o essencial, então nossa ideia com a criação dessa bolsa é possibilitar que as pessoas sigam empreendendo e acreditando em seus negócios, sem passar nenhum tipo de necessidade durante esse processo, até que o negócio comece efetivamente a gerar renda”, explicou, lembrando que a Bolsa terá valor médio de R$ 520,00 por mês. 

Esta foi a primeira reunião de apresentação de planos de negócio desde que a Lei do Conduz entrou em vigor, no primeiro trimestre deste ano. A lei estipula que a apresentação do plano é etapa intransponível para a conquista da Bolsa e os primeiros grupos que concluíram essa etapa foram o D´ellas Modas, Irmãs D´Oca, Missão Pet e Irmãs S.I.E.Das. Todos levaram material e falaram sobre as estratégias e os objetivos de seus respectivos negócios.

Os planos de negócios passarão por uma avaliação da própria equipe do programa Conduz e parceiros e a previsão é que em cerca de 15 dias essas avaliações estejam finalizadas. A partir das conclusões, será definido se os quatro grupos serão ou não contemplados pela Bolsa Auxílio. 

A Bolsa Auxílio será individual, no valor mensal de 40% do salário mínimo, com duração de seis meses. A continuidade do recebimento dela estará vinculada ao acompanhamento do programa Conduz. Os recursos, bem como as responsabilidades administrativas, serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

O Conduz - Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda tem por objetivo identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho e atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho.

Também são atribuições do programa garantir acesso a cursos e qualificação profissional, fomentar o acesso a oportunidades de trabalho e geração de trabalho e renda, bem como a programas como Jovem Aprendiz, articular com os serviços e as organizações da sociedade civil que compõem a rede socioassistencial para o desenvolvimento de grupos de geração de trabalho e renda, além de disponibilizar espaços para que esses grupos se capacitem e se fortaleçam.