Projeto Nutri(A)Ção e Afeto, do Centro Educacional Jabuti, é aprovado em edital da Fundação Itaú Social

Secretaria de Assistência Social

17 de agosto de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Projeto Nutri(A)Ção e Afeto, desenvolvido pelo Centro Educacional Jabuti, que é parceiro da Prefeitura de Mogi por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi selecionado pelo Edital Fundos da Infância e da Adolescência (FIA), do programa IR Cidadão, do Itaú Social. Assim, será beneficiado com a doação de R$ 250 mil da Fundação, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A entidade está situada em Jundiapeba e presta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) no contraturno escolar para crianças e adolescentes do distrito. 

O recurso é inicialmente depositado no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e depois destinado à entidade e projeto selecionados, a partir da deliberação de membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA).

Fundado em 2006, a princípio apenas como um creche, o Centro Educacional Jabuti rapidamente identificou a necessidade de um atendimento mais abrangente, visando a proteção social, a formação e o desenvolvimento de crianças e jovens do entorno. Ingressou então no processo seletivo, a partir de chamamento público aberto pelo município e, após seleção, tornou-se conveniada da Prefeitura de Mogi para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. 

As crianças e jovens atendidos pelo projeto têm idades entre seis e 17 anos e, na instituição, participam de atividades de convívio e socialização, bem como de oficinas de arte, dança, música, fotografia e esporte. Também são levados a passeios e visitas, para que vejam e conheçam outras realidades. 

Toda a programação foi construída tendo em vista o desenvolvimento do espírito coletivo, de práticas de cidadania e também visando ofertar ferramentas para que as crianças e jovens tenham condições de superar a situação de vulnerabilidade social, que é bastante presente em Jundiapeba. Mensalmente, são 110 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto e a entidade presta apoio social também às famílias, além de manter unidades de ensino infantil. 

"Aqui cultivamos sonhos, plantamos amor e temos um compromisso irredutível e permanente com a proteção de todas as crianças e adolescentes que de alguma forma passam por nós. Nossa prioridade é acolher, proteger e promover infâncias e juventudes, garantindo a segurança de um desenvolvimento integral", destaca a diretoria da unidade. 

O projeto IR Cidadão, do Itaú Social, organiza o Edital Fundos da Infância e da Adolescência, que seleciona e apoia, por meio da destinação do imposto de renda devido, ações que contribuam para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Assim, é possível beneficiar instituições como o Centro Educacional Jabuti sem que haja custos diretos ao apoiador. 

"O Centro Jabuti desenvolve um trabalho sério e tem um grande comprometimento com o público que atende. É gratificante ver a insituição reconhecida pela Fundação Itaú Social. E o programa IR Cidadão é mais um exemplo de como é possível apoiar instituições que defendem os direitos das crianças, dos adolescentes e dos idosos, por meio da destinação do imposto de renda devido", destaca a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, lembrando que, durante todo o ano doações aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, bem como ao Fundo Municipal do Idoso, podem ser feitas por meio do programa Imposto de Renda do Bem.