Semas seleciona organização para ampliar atendimento a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade

Secretaria de Assistência Social

03 de maio de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai realizar no dia 10 de maio uma audiência pública, com o intuito de esclarecer dúvidas referentes ao edital que visa selecionar organização da sociedade civil apta e interessada na gestão de quatro núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinados a pessoas idosas. A idéia é que cada núcleo oferte 30 vagas, portanto seriam 120 vagas adicionais. 

Os serviços devem ser implantados na Escola de Empreendedorismo e Inovação e na Praça da Juventude, sendo dois núcleos em cada local, em dias e horários pré-determinados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e especificados no edital. A recomendação aos interessados é fazer a leitura prévia no edital na íntegra, para que dúvidas possam ser sanadas durante a audiência.

Leia o edital

Veja o convite para audiência pública

Os novos núcleos se fazem necessários diante das projeções sobre o envelhecimento populacional no Brasil, em São Paulo e também em Mogi das Cruzes. Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o município contava, em 2019, com aproximadamente 58.186 idosos. Logo, a concepção e a elaboração de políticas públicas destinadas a atender a população idosa devem compreender e considerar tal crescimento. 

Leva-se em consideração também, no âmbito da Política de Assistência Social, que as causas mais frequentes de vulnerabilidade social do público idoso originam-se no abandono ou isolamento social, decorrentes da fragilização ou da perda dos vínculos familiares e comunitários. Logo, é preciso ampliar a rede de proteção social por meio da contínua oferta de serviços, projetos, programas e ações que possibilitem o fortalecimento de vínculos e também a superação de situações de vulnerabilidade.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte do setor de Proteção Social Básica, que tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade e exclusão social, àqueles que são privados do acesso à renda ou serviços públicos e que tiveram vínculos afetivos fragilizados. O serviço voltado à pessoa idosa pode ser executado de forma direta, nos CRAS, bem como de forma indireta, por meio da organizações da sociedade civil, modelo este que é alvo do atual processo de seleção. 

A audiência será realizada às 13h30 do dia 10 de maio, no auditório Ralf de Oliveira Campos, no piso térreo do prédio II da Prefeitura, onde está sediada a Secretaria de Assistência Social. O endereço é rua Francisco Franco, 133, no Centro.