Seminário aborda o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Secretaria de Assistência Social

21 de setembro de 2022

Nesta quarta-feira (21/09), data em que se celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o auditório da Câmara Municipal foi palco para um seminário, idealizado pelo Grupo Multiplicadores da Inclusão, que é comandado por Ricardo Pedroso e reúne entidades, representantes do poder público, de organizações sociais e demais agentes municipais envolvidos na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Assim, participaram do encontro a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COPEDE), o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD) e entidades como a Apae, AACD, Tradef, Asete e Ministério Adventista das Possibilidades (MAP). Também participaram do seminário professores e praticantes de modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência, como xadrez tátil e futebol para amputados.

A proposta do seminário foi dialogar sobre a importância da data, ressaltando conquistas, mas também desafios que ainda existem para as pessoas com deficiência, os direitos e benefícios inerentes ao público, o papel social de ONGs e instituições nesse âmbito e também o rol de atividades hoje existentes para fins de inclusão.

“Nosso grupo nasceu no meio da pandemia, fizemos alguns seminários online, mas hoje estamos dando corpo físico a este movimento. É uma grande alegria comemorar essa data, mas não trabalhamos sozinhos. O apoio da Prefeitura de Mogi e da Câmara foram fundamentais, porém nada disso teria valor se vocês não estivesse presentes”, falou o presidente do grupo, Ricardo Pedroso, ao auditório da Câmara Municipal, que registrou ocupação máxima. “Não precisamos de piedade. O que precisamos é de respeito e oportunidade”, acrescentou.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, ressaltou a importância do grupo e também de programas e projetos voltados ao atendimento das pessoas com deficiência. “Precisamos de mais movimentos assim e só dessa forma, com o apoio de grupos como esse, ocuparemos os espaços, conseguiremos representatividade, voz e por conseqüência recursos públicos direcionados a pessoas com deficiência. Continuem unidos e vamos juntos lutar por uma cidade cada vez mais inclusiva”, pontuou.

Jhonny Fernandes, coordenador da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, também falou sobre a atuação da COPEDE, que foi criada na estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio da Lei nº 145/09 de 23 de dezembro de 2009, com o intuito de promover a inserção social e criar condições para uma melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência.

A COPEDE também tem como missão desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, nas áreas de empregabilidade, educação, saúde, esporte e lazer, cultura e acessibilidade; e incluir socialmente as pessoas com deficiência, respeitando as necessidades próprias da sua condição, possibilitando o acesso aos serviços públicos, aos bens culturais e artísticos e aos produtos decorrentes do avanço social, político, econômico, científico e tecnológico da sociedade.

O seminário se estendeu por toda a tarde e contou com apresentações de representantes das entidades presentes, cada um explanando sobre o trabalho desenvolvido em suas respectivas instituições e os desafios comuns a serem enfrentados. O vereador que ocupou a mesa e abriu o seminário foi Osvaldo Antonio da Silva, presidente da Comissão Permanente de Assistência Social da Câmara Municipal.

A programação em alusão à Luta da Pessoa com Deficiência terá continuidade nesta semana, com ações como a simulação “Um Minutinho”, que será nesta quinta-feira na região central da cidade. Nela, serão colocadas cadeiras de rodas em vagas de estacionamento, para lembrar a importância do respeito às vagas exclusivas a idosos e pessoas com deficiência. Já nesta sexta-feira, o Parque da Cidade receberá, das 9h às 12h, a 1ª Paralimpíada Municipal.