Serviço Família Acolhedora promove mais uma reunião de orientação nesta sexta-feira

Secretaria de Assistência Social

15 de maio de 2024
Reunião nesta sexta-feira, às 18h, na sede do Família Acolhedora, vai orientar famílias que tenham interesse no Serviço, estejam elas já inscritas ou não

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover nesta sexta-feira (17/05), a partir das 18 horas, mais uma reunião de acolhida e orientação sobre o serviço Família Acolhedora. O propósito é que aumente o número de famílias habilitadas, para que o atendimento do Serviço se amplie e se consolide cada vez mais.

Podem participar da reunião tanto famílias que já estão inscritas no serviço, quanto famílias que tenham esse interesse -  a inscrição poderá ser feita durante o próprio encontro. O Família Acolhedora oferta acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial, em razão de violações de direitos e Mogi das Cruzes é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo a ter o serviço. 

Inscreva-se no serviço Família Acolhedora

O objetivo do Serviço Família Acolhedora é garantir um olhar individualizado para cada acolhido (a), assegurando o bem-estar integral da criança e do adolescente. Estudos comprovam que crianças e adolescentes inseridos em acolhimento familiar apresentam melhores índices de desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. 

O Família Acolhedora foi instituído no município pela Lei 7.469/2019 e os principais critérios para habilitação são: não possuir inscrição no Cadastro Nacional de Adoção, nem mesmo ter interesse em adotar; ser maior de 21 anos; residir no município de Mogi das Cruzes por no mínimo 1 ano e ter disponibilidade de tempo para participar dos atendimentos e reuniões ofertados pelo Serviço.

As pessoas interessadas em participar do Família Acolhedora devem inicialmente preencher um cadastro disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Após se cadastrar, as pessoas interessadas serão convidadas para reuniões e entrarão num processo de análise bastante criterioso, para que possam ser habilitadas e passem a acolher temporariamente crianças e jovens.

A reunião desta sexta-feira será na sede do serviço, que fica na avenida Maria Osório Valle, 522, na esquina com a Gaspar Conqueiro, no Alto do Ipiranga. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos por meio dos telefones (11) 97582-3124 e (11) 4798-7384 ou pelo e-mail familiacolhedora.semas@mogidascruzes.sp.gov.br.