Vila Dignidade terá celebração de aniversário neste sábado

Secretaria de Assistência Social

25 de agosto de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (27/08), a equipe da Vila Dignidade promoverá uma festa em comemoração ao aniversário dos idosos que lá residem. O evento terá início às 10h e contará com a participação do grupo Doutores Palhaços, do Instituto Júlio Simões. A festa é realizada todos os meses e serve para reforçar a integração e o convívio social, além de promover o lazer entre os idosos moradores do local.

Atualmente, 21 idosos residem na Vila Dignidade. Há pouco mais de dez dias, o equipamento foi reconhecido pela organização espanhola Fundación Pilares como exemplo de boas práticas em serviços públicos e estampou as páginas do catálogo "Red de Buenas Prácticas" (rede de boas práticas), um projeto da fundação, que visa a criação de uma rede de divulgação de boas práticas para aumentar a qualidade de vida das pessoas em situação de fragilidade, deficiência ou dependência.

Inaugurada em 2015, a Vila Dignidade é um condomínio formado por 22 residências voltadas a idosos de baixa renda, porém independentes. Trata-se de um serviço de acolhimento na modalidade república, que busca ofertar dignidade e qualidade de vida para pessoas da terceira idade que não possuem imóvel próprio e tiveram os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Além da oferta da moradia, o serviço conta com acompanhamento social dos idosos residentes, com o objetivo de facilitar o acesso à rede de políticas públicas, reconstruir os vínculos familiares e comunitários, preservar as condições de autonomia e independência e estimular o alcance da autossustentação.

O encaminhamento dos idosos para o local se dá a partir de outros equipamentos da rede socioassistencial da cidade, como as unidades do CREAS e CRAS. As inserções são realizadas conforme a disponibilidade de vagas e também o atendimento aos critérios para o público atendido. São eles: possuir 60 anos ou mais, residir no município há pelo menos dois anos, ser autossuficiente para a realização de tarefas da vida diária, não possuir imóvel próprio, possuir renda mensal de até um salário mínimo e ter vínculos familiares enfraquecidos ou desfeitos.

Cada casa da Vila Dignidade possui 44 metros quadrados de área construída, sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e espaço externo nos fundos para construção de jardim ou horta. Todas as casas são equipadas com recursos de acessibilidade.