Secretaria de Cultura
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu, no último dia 6, a premiação da 2º Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes (OLIMC). O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta e levou mais de 1.100 estudantes, além de professores e familiares para prestigiarem os projetos finalistas apresentados pelos discentes. Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados em sete categorias.
Ao todo, a 2ª OLIMC atraiu 74 propostas artísticas estudantis de 25 escolas estaduais da região, totalizando 619 alunos participantes. A iniciativa foi idealizada especialmente para alunos da rede estadual de ensino, com o objetivo de incentivar a descoberta e valorização dos talentos artísticos e dos interesses culturais. A OLIMC conta com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes e proporciona uma vitrine das artes produzidas por estudantes da cidade.
Durante o evento, foram apresentados os três melhores projetos dos segmentos de artes visuais, audiovisual, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro, todos feitos por alunos e alunas de instituições do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) e do Ensino Médio da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim. A cerimônia teve entrada gratuita.
Do segmento de artes visuais, foram premiados os projetos Carolina em Cores e Colagens, da Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg (1º lugar), Amanhã Vai Ser Outro Dia, da Escola Estadual Professor Camilo Faustino de Mello (2º lugar) e Harmonia, da Escola Estadual Elisiário Pinto de Morais (3º lugar).
Do audiovisual, os projetos vencedores foram O Estudante que Descobriu Mogi, da Escola Estadual Francisco Ferreira Lopes (1º lugar), Sob o Sol de Carolina, da Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg (2º lugar) e Será que a Escola não é para mim?, do Centro Educacional de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA de Mogi das Cruzes (3º lugar).
No segmento de criação a apresentação literária, ficaram com as primeiras colocações o projeto Mundo Ideal, da Escola Estadual Professor Sebastião de Castro (1º lugar), Harmonias Distintas, da Escola Estadual Vereador Elisiário Pinto de Morais (2º lugar) e Paz, do CEEJA de Mogi (3º lugar).
Na dança, as premiações ficaram com o projeto Shalon, da Escola Estadual Professora Sueli Oliveira Silva Martins (1º lugar), Harmonia Emergente: Uma Dança em Busca da Paz, da Escola Estadual Vereador Elisiário Pinto de Morais (2º lugar) e Dança, da Escola Estadual Américo Sugai (3º lugar).
Do segmento música, os grandes vencedores foram o projeto Coral: a Paz, da Escola Estadual Desembargador Heraclides Batalha de Camargo (1º lugar), Escola onde eu Quero Estudar, da Escola Estadual Vereador Alcides Celestino Filho (2º lugar) e Onde é Meu Lugar?, do CEEJA de Mogi (3º lugar).
Na área de patrimônio histórico, conquistaram as três primeiras colocações o projeto Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante, da Escola Estadual Desembargador Heracles Batalha de Camargo (1º lugar), Divina União, da Escola Estadual Vereador Elisiário Pinto de Morais (2º lugar) e Dia Mesquita e sua Importância para Cidade, do CEEJA de Mogi das Cruzes (3º lugar).
Já no teatro, os vencedores foram Teatro de Fantoches, da Escola Estadual Comendador Koheiji Adachi (1º lugar), Divertidamente em: Aprendendo com as Diferenças, da Escola Estadual Professor José Carlos Prestes (2º lugar) e Os Desafios em Aceitar as Adversidades, da Escola Estadual Vereador Elisiário Pinto de Morais (3º lugar).