Agendamentos já podem ser feitos para mais um Concerto Didático com a Banda Sinfônica do Exército

Secretaria de Cultura

04 de maio de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na próxima terça-feira (10/05), será realizada mais uma edição do Concerto Didático com a Banda Sinfônica do Exército. A apresentação será às 10h, no Theatro Vasques e os grupos escolares interessados em acompanhar a atração já podem fazer o agendamento, pelos telefones 4798-6900 ou 4798-1747, em dias úteis, das 13h30 às 16h30. Grupos espontâneos também serão bem-vindos e poderão fazer a retirada dos ingressos na bilheteria do Vasques até esta sexta-feira ou então no Centro Cultural, neste sábado e na segunda-feira próxima, das 13h30 às 16h30.

Os concertos fazem parte das ações do Educativo da Secretaria de Cultura e haverá outras datas até o final do ano. As próximas edições estão previstas para os dias 21 de junho, 2 de agosto, 4 de outubro e 8 de novembro, sempre às 10h.

O Educativo busca democratizar e universalizar o acesso à cultura e aos bens culturais do município, bem como garantir difusão e circulação do conhecimento e das mais diversas expressões culturais.

Por isso, além dos concertos didáticos, a iniciativa contempla visitas guiadas a espaços como o Theatro Vasques, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, ao Escambinho Literário (na própria Pinacoteca), ao Museu Mogiano, Cemitério São Salvador com o projeto Noites do Mistério e Centro Histórico, com o Roteiro do Patrimônio.

No caso da Pinacoteca, e equipe da Secretaria de Cultura apresenta aos grupos de visitantes um histórico do prédio, que é de 1860 e já abrigou instituições como a Escola Normal, o Ginásio do Estado e a Escola Técnica Industrial, além de ter servido durante anos como sede da Secretaria de Cultura. O objetivo é promover o resgate da memória e ancestralidade do povo mogiano, a partir das obras expostas nas diversas salas.

Já o Escambinho Literário é um das ações da Secretaria de Cultura para a difusão da leitura por meio da troca de livros literários para crianças. A criança é convidada a trazer um livro se sua caso e trocá-lo por outro, ampliando seu repertório e ganhando subsídios para que desenvolvam a capacidade de conhecer e analisar o mundo.

O Escambinho Literário é realizado no pátio da Pinacoteca, sempre na última sexta-feira de cada mês e conta com livros de diversas editoras, como Companhia das Letrinhas,  Brinque-Book, Pulo do Gato, dentre outras, sendo alguns em braile, selecionados para troca de acordo com a faixa etária dos visitantes. O período da manhã é destinado ao público das escolas e, à tarde, ao público em geral. Além da troca de livros, há também sessões de contação de histórias, às 9h30 e as 14h30.

No Museu Mogiano, os atendimentos são para grupos, mediante agendamento que poderá ser feito em dias úteis. Durante a visita guiada, as pessoas têm contato e recebem informações a respeito das salas onde está o acervo do antigo Museu Pedagógico Visconde de Mauá, além da Sala da Bandeira e a Sala de Arqueologia. O espaço também conta com uma sala reservada para exposições itinerantes.  

Já no Theatro Vasques, os grupos são convidados a conhecer e explorar os espaços e a história de Mogi a partir de uma viagem no tempo.

Todos os agendamentos devem ser feitos pelos telefones pelos telefones 4798-6900 ou 4798-1747.

Serviço

Concertos Didáticos - 10 de maio, 21 de junho, 02 de agosto, 04 de outubro e 08 de novembro

Pinacoteca de Mogi das Cruzes - Grupos de quarta a sexta, das 9h30 às 15h30 e aos sábados das 9h30 às 11h30

Escambinho Literário – Última sexta-feira do mês.

Museu Mogiano – Grupos de quarta a sexta, das 9h30 às 15h30 e aos sábados, das 9h30 às 11h30.

Theatro Vasques – Visitas guiadas às terças-feiras.

Noites de Mistério e Roteiro do Patrimônio  - Agendamento no site da Secretaria de Cultura