Espetáculo Sob o Mesmo Teto será apresentado no Theatro Vasques

Secretaria de Cultura

06 de maio de 2022
Espetáculo Sob o Mesmo Teto, contemplado pelo ProAC, será apresentado na próxima quarta-feira em Mogi; ingressos devem ser trocados por pacotes de absorventes (Fotos: Edgar Ishikawa)

Na próxima quarta-feira (11/05), Mogi das Cruzes receberá a premiada Cia. Gravitá, que apresentará no Theatro Vasques, às 15h, o espetáculo Sob o Mesmo Teto. A montagem da trupe mistura circo e teatro e foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), a partir do edital Circulação de Espetáculo para o Público Infantojuvenil. A entrada é franca e os interessados devem trocar ingressos por pacotes de absorventes, para a campanha Tia Chica, do Fundo Social de Mogi.

Cada pacote de absorvente dará direito a um ingresso. Neste sábado (07/05) e na segunda-feira (09/05) as trocas devem ser feitas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Já na terça e quarta-feira (10 e 11/05), os interessados devem fazer a troca na bilheteria do Theatro Vasques. Tudo o que for arrecadado será distribuído para pessoas em situação de vulnerabilidade, a partir das instituições sociais, associações de bairro e lideranças comunitárias cadastradas no Fundo Social de Mogi.

Sob a direção de Michelli Rebullo, da Cia. Diálogos Acrobáticos, o espetáculo lança mão das linguagens do circo e do teatro para narrar uma singela história, que tem como foco a relação entre um professor solitário e uma gata de rua. As acrobacias de solo, ponto forte da Cia. Gravitá, estão presentes na apresentação e o público pode esperar jogos corporais, cômicos e acrobáticos.

“O espetáculo possui acrobacias de solo individuais e em dupla. Nas acrobacias em dupla, utilizamos uma técnica circense denominada mão-a-mão. Assim, temos elementos acrobáticos estáticos e dinâmicos, que se misturam à trama da história encenada”, conta o acrobata Alessandro Coelho, que é, ao lado de Débora Ishikawa, fundador da Cia. Gravitá.

Com uma hora de duração e classificação livre, a montagem conduz o espectador a uma redescoberta, que parece ter sido bem esquecida nos tempos atuais: o quanto as relações, tanto com animais como com pessoas, são capazes de transformar o ser humano para melhor.

“Nossa relação no dia a dia nos faz enxergar os pets como pessoas. Eles têm vontades, manias e se comunicam conosco. E as acrobacias simbolizam justamente a harmonia dessas relações. Sou amante deles, sou a favor da adoção, prezo pelo respeito a todas as formas de vida e acredito que essas coisas permeiam nossas criações. Afinal, eles nos ensinam uma outra linguagem do amor”, conta a acrobata Débora Ishikawa, a intérprete da gata.

Por sinal, a gata da cena teve inspiração em um felino da vida real: Susi, que acompanhou boa parte da vida da acrobata. Para levar os gestos à cena, a acrobata se utilizou da mímesis corpórea (teatralização de movimentos do cotidiano a partir da observação), buscando, ao máximo, humanizar os trejeitos felinos.

Sob o mesmo Teto não tem fala. Tudo é gestual. Por conta disso, como destaca Alessandro Coelho, a trilha sonora inédita, assinada por Fred Fonseca, tem papel fundamental de guia. Leva o espectador a uma imersão entre as ações e os muitos miados. “Se entendermos que a cenografia, o figurino, a iluminação e, claro, as acrobacias são corpo desse espetáculo, então a trilha sonora é alma deste corpo. Ela é que conduz os personagens e o público ao longo das cenas”, destaca o acrobata.

 

O espetáculo

Um professor muito ocupado com sua rotina e suas manias, despretensiosamente, encontra companhia em uma gata atropelada. Ele a salva das ruas, ela o salva da solidão. Sob o mesmo Teto é um espetáculo da Cia. Gravitá, com Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, dirigidos por Michelli Rebulho, da Cia. Diálogos Acrobáticos.

A partir de jogos corporais, cômicos e acrobáticos, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a forma como ambos enxergam a vida.

 

A Cia. Gravitá

Juntos desde 2009, Alessandro Coelho e Débora Ishikawa trabalham como dupla de mão-a-mão em diversas companhias, como a Noite da Rose, Cia. Diálogos Acrobáticos, Los Circo Los, TroupeGuezá e Coletivo Lateral.

Em 2017, fundaram a Companhia Gravitá com o intuito de pesquisar o circo e suas transversalidades de linguagem. Desde então, já foram contemplados com o Prêmio ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, em 2018, 2019 e 2020.

Também participaram de importantes eventos, como o Festival Internacional SESC de Circo (SP), o Festival Paulista de Circo (SP), o Festival de Circo do Brasil (PE), o Festival Internacional de Circo do Ceará (CE), a Mostra SESC de Culturas Cariri (CE), o Festival de Circo Social de Toledo (PA), o Festival de Circo de Campo Mourão (PA), o Festival Intercâmbio de Linguagens (RJ) e o Festival de Artes de Rua de Arouca (Portugal).

Foram premiados no II Festival Internacional de Circo, destacando-se pelo alto nível técnico aliado à poética da gestualidade.

 

Ficha técnica

Acrobatas:  Alessandro Coelho e Débora Ishikawa

Direção: Michelli Rebulho

Preparação Corporal: Kelly Cheretti

Figurinos: Helen Quintans

Trilha Sonora: Fred Fonseca

Cenografia: Rafael de Castro

Iluminação: Francisco Barganian

Operação de som: Daniel Salvi

Audiodescrição: Bell Machado

Produção: Juliana Kaneto

Design Gráfico: Otávio Fantinato

Assessoria de Imprensa: Tiago Gonçalves

Comunicação e Marketing Digital: Miguel Von Zuben

 

Saiba mais

O quê: Sob o mesmo Teto, da Cia. Gravitá

Quando: Quarta-feira (11/5), às 15h

Onde: Theatro Vasques (Rua Dr. Corrêa, 515, Centro, em Mogi das Cruzes | SP).

Quanto: Entrada franca

Informações: @ciagravita

Classificação: Livre

Duração: 60min