Caqui Inova abre programação com eventos que destacam a importância da inovação

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

27 de setembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os próximos dias serão de troca de experiências, discussões e eventos sobre a importância da inovação em Mogi das Cruzes. O Caqui Inova começou na manhã desta terça-feira (27/09), com uma programação que reúne, até quinta-feira (29/09), uma série de ações gratuitas que vão mostrar as diferentes faces do ecossistema da inovação e como ele pode ser aplicado em empresas, indústrias e na vida profissional dos mogianos. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Cemforpe.

Confira a programação completa no site caquiinova.com.br

“Mogi das Cruzes é uma cidade que vem criando uma vocação para a inovação e tecnologia, que envolve um esforço conjunto do poder público, setor produtivo, entidades e instituições de ensino. O Caqui Inova é um resultado deste trabalho que foi iniciado com a criação do Conselho Municipal e do Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia, além da indicação para o Polo Digital. Este ambiente de tecnologia e inovação trará muitos benefícios para o desenvolvimento de nossa cidade”, destacou o prefeito Caio Cunha.

O Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Arnaldo da Silva Júnior, destacou a importância do evento e o trabalho com inovação que vem sendo realizado em Mogi das Cruzes, trazendo o tema para ser discutido e aplicado na administração pública e na iniciativa privada.

“Fazer inovação, sair do que é usual e fazer algo diferente e melhor é algo que precisa de pessoas apaixonadas e determinadas. Isso já é difícil em uma empresa privada, quando se fala em inovar dentro de uma cidade e de um governo, a gente precisa de um time de pessoas engajadas. Estou vendo que Mogi das Cruzes está conseguindo unir o que a gente chama de tríplice hélice da inovação, que é trazer os atores do governo, das instituições de ensino e de pesquisa e da indústria para, unidos, fazerem a revolução na cidade”, afirmou.

Durante a abertura, foi realizado o painel “Como a Inovação está transformando os diferentes setores da sociedade”. A discussão teve as participações do coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Arnaldo da Silva Júnior, do representante do Alto Tietê Valley, Rodrigo Garzi, da gerente do escritório regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figuerôa, e de Juliano Bega, representante da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab).

Na sequência, o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, apresentou o Geomogi, a plataforma que disponibiliza diversos dados georreferenciados sobre Mogi das Cruzes, segue as diretrizes do Plano Diretor do Município e reúne dados e informações de equipamentos públicos, uma entrega de valor que facilitará a vida dos cidadãos na consulta, acesso e utilização dessas informações. Ela pode ser acessada pelo endereço geomogi.mogidascruzes.sp.gov.br.

Também participaram da cerimônia de abertura a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, a presidente do Fundo Social, Simone Margenet, o prefeito de Guarulhos e presidente do Condemat, Gustavo Henric Costa, o Guti, os vereadores Johnross Jones, Osvaldo Antonio da Silva e Pedro Komura, além de secretários municipais, representantes de entidades ligadas à inovação e de empresas da região.

O evento

Os três dias do Caqui Inova terão programação a partir das 14h, no Polo Digital. As atividades irão envolver a comunidade acadêmica, startups, comércio, indústria, setor de serviços e governo em discussões e implementações da inovação em seus ambientes. Para isso serão realizados painéis com profissionais de grandes empresas brasileiras e internacionais, workshops, mentorias, batalhas de robôs, café com startups, exposições de trabalhos acadêmicos, entre outras atividades. Também será montada a Sala da Indústria, com atividades voltadas ao setor. 

O encerramento acontecerá no dia 29 de setembro, às 19h30, no auditório do Cemforpe, com uma palestra magna, trazida em parceria com o Sebrae, que será ministrada por Edson Mackeenzy, que apresentará o tema “Como as startups e a inovação estão transformando as organizações”. Diretor de Investimentos da TheVentureCity, autor do livro “Pitch Perfeito”, radialista, produtor de conteúdo, colunista no portal AAA Inovação, membro do Conselho Virtual e especialista em Investimento Anjo pela FEA/USP, Mackeenzy é reconhecido como um dos empreendedores mais influentes do Brasil.

O Caqui Inova é realizado em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Transparência e Comunicação Social e tem co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sebrae Startups, do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), da Faculdade de Tecnlogia (Fatec) de Mogi das Cruzes, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Centro Universário Braz Cubas e Alto Tietê Valley.

O Polo Digital de Mogi das Cruzes fica na avenida João XXIII, 1.160 – Cezar de Souza. Mais informações podem ser obtidas no site caquiinova.com.br.