Com destaque no setor de serviços, Mogi fechou 2023 com saldo positivo de 4.667 empregos, aponta Caged

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

31 de janeiro de 2024
Os candidatos poderão se inscrever até domingo (14/04) no portal do Mogi Conecta Emprego. (Divulgação/PMMC)

Mogi das Cruzes encerrou 2023 com um saldo positivo de 4.667 postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, divulgados na tarde de terça-feira (30/01). O número foi impulsionado pelo expressivo desempenho do setor de serviços, que sozinho respondeu por um saldo de 3.576 (76,62% do total). A cidade também fechou o ano com um estoque (quantidade de vínculos de trabalho) de 111.072 empregos.

O município também se destacou no Alto Tietê, com o melhor desempenho. Os 4.667 empregos o colocam à frente de todas as demais cidades da região (conforme quadro no final deste texto).

“Mais uma vez, enfatizamos as iniciativas da Prefeitura de Mogi das Cruzes que incentivam o emprego e a geração de renda, aliadas à nossa forte economia. De 2021 a 2023, a cidade apresenta um saldo positivo de 16.408 postos de trabalho, o que mostra que estamos no rumo certo”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Ele também atribui o bom resultado de 2023 a uma série de ações realizadas pela Secretaria, como mutirões e processos seletivos de emprego e a capacitação de cidadãos para ocuparem essas posições no mercado de trabalho, por meio do Crescer, e do acompanhamento juntos às empresas, apoiando a implementação das novas e a expansão e manutenção daquelas já instaladas no município.

Programas
A Prefeitura desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.

Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho, foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba.

As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC Jundiapeba. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.

Acumulado de empregos em 2023, no Alto Tietê:
Arujá: 1.188
Biritiba Mirim: 33