Conselho Participativo de Desenvolvimento reúne comerciantes em Jundiapeba

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

24 de fevereiro de 2022

Cerca de 40 comerciantes do distrito de Jundiapeba participaram, nesta segunda-feira (21/02), da primeira edição do Conselho Participativo de Desenvolvimento no bairro, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A iniciativa aproxima os empreendedores e o poder público e, durante a reunião, foram discutidas ações para melhoria do ambiente econômico, incentivo ao empreendedorismo e apoio aos comerciantes.

Os Conselhos Participativos de Desenvolvimento nos bairros foram criados para estimular a discussão entre os diversos setores produtivos de Mogi das Cruzes para construir um planejamento de longo prazo para a região e para a cidade. Em Jundiapeba, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação ouviu as demandas dos empreendedores em diversos setores, explicou todos os serviços disponíveis aos empreendedores oferecidos pela pasta e esclareceu dúvidas dos comerciantes.

“A participação da sociedade é uma premissa fundamental da gestão e para a construção de um planejamento para o desenvolvimento sustentável de Mogi das Cruzes. As reuniões nos bairros fazem parte deste trabalho, auxiliando os empreendedores e os aproximando dos serviços e demais formas de apoio disponibilizadas pelo poder público. É uma união de esforços o crescimento econômico do município”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Uma das demandas apresentadas pelos comerciantes foi o acesso a crédito e a fomento. Para atender a esta questão, será realizada uma rodada de orientações com a equipe do Banco do Povo para explicar sobre crédito, em parceria com a agência da Caixa Econômica Federal em Jundiapeba.

Outra providência já definida para beneficiar os comerciantes e empreendedores do distrito, após a reunião do Conselho Participativo de Desenvolvimento será a realização de uma edição da capacitação promovida pelo Sebrae-SP sobre vendas para o poder público. “Esta é uma oportunidade para que os empreendedores conheçam os trâmites e processos do que é preciso para vender para o poder público. É um canal de vendas que pode trazer boas oportunidades para o crescimento dos negócios locais.”, lembrou Bastianelli.

Serviços

Em Jundiapeba, os empreendedores contam com uma unidade do programa Sebrae Aqui, implantado no ano passado na estrutura do CIC. A estrutura oferece atendimento presencial voltado a micro e pequenos empreendedores que buscam orientações para alavancar seus negócios. Entre os serviços que são oferecidos pelo Sebrae Aqui estão palestras presenciais e online, oficinas e orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP). A iniciativa também busca facilitar aos empreendedores o acesso a iniciativas e produtos do Sebrae-SP e parceiros.

Também no CIC, a Prefeitura implantou uma unidade do programa Mogi Conecta, que reúne diversos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O destaque é o Mogi Conecta Emprego que reúne os serviços de empregabilidade à população e para as empresas que buscam novos colaboradores. A iniciativa atua no cadastro de currículos e vagas, no encaminhamento de candidatos e na capacitação dos trabalhadores. As estruturas do Mogi Conecta também contam com espaços que podem ser utilizados por empresas para entrevistas de emprego.

Os empreendedores de Mogi das Cruzes também podem contar com outros serviços disponibilizados pela Prefeitura, como a Sala do Empreendedor, voltada para o atendimento desburocratizado para a abertura de empresas. Ela funciona no andar térreo do prédio-sede da administração municipal.

Outro serviço importante para comerciantes, microempreendedores individuais e pequenos empresários é o Banco do Povo, que oferece empréstimos voltados à produção e ao investimento na atividade com juros abaixo do mercado, em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O atendimento da unidade mogiana é feito na Sala do Empreendedor.

Os Microempreendedores Individuais também contam com ações específicas de apoio. No ano passado, a Prefeitura realizou três edições do Regulariza MEI, voltadas à regularização de documentação e situação fiscal. Ao todo, 400 microempreendedores foram atendidos.