Evento dá início às atividades da edição 2022 do Programa de Incubação do Polo Digital

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

23 de março de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início nesta segunda-feira (21/03) às atividades do Programa de Incubação do Polo Digital. O evento KickOff teve a participação das 12 startups com projetos de GovTech, voltados aos desafios da gestão de políticas públicas, que farão parte da edição deste ano.

Durante o evento, representantes das startups assistiram a uma apresentação sobre a edição anterior do programa, que foi pioneira no Brasil  no desenvolvimento, com apoio do município, de startups GovTechs. Eles também conheceram a programação de atividades do Programa de Incubação, os benefícios disponibilizados e os parceiros da iniciativa.

“As startups receberão suporte, mentorias, articulações de networking, conexões e conteúdos por meio de capacitação em processos de inovação, além de bases sólidas de conhecimentos em gestão em parceria com o Sebrae-SP. Nosso objetivo é cooperar com estas startups na consolidação de seus modelos de negócios para governos, bem como colaborar com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, destacou a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

Neste ano, o Programa de Incubação terá a participação de nove novas startups: participarão do ciclo as startups Ateliê de Imagens, Atlas Florestal, BSA – Banco Socioambiental, Carpad, ConecTag, FVA Digital, GameCode, Coletivo Okará e MR Technologies. Além disso, as iniciativas Educaton, Muteki e WiseThings, que já participaram da última edição, foram validadas para voltar ao programa. Durante o ano, as startups participarão de diagnósticos, mentorias, capacitações, workshops e rodadas de negócios com conteúdo de diversos atores do ecossistema de inovação do Alto Tietê, entre eles Sebrae e Alto Tietê Valley.

“Mogi das Cruzes vem se consolidando como um importante polo de desenvolvimento de soluções inovadoras, que podem se transformar em serviços para a população. O apoio ao desenvolvimento de GovTechs é importante porque a Prefeitura pode auxiliar no processo e funcionar como plataforma de inovação, ao mesmo tempo que a população é beneficiada com novos serviços”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

O secretário lembrou ainda que as startups também têm benefícios de utilização da estrutura do Polo Digital gratuitamente. Isso representa uma estimativa de apoio financeiro indireto da administração municipal de cerca de R$ 300 mil para todas as empresas incubadas.

O evento KickOff também teve as participações da gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figuerôa, do presidente do Alto Tietê Valley, Célio Fabiano, da representante dos mentores voluntários do Polo Fabiane Sousa, do diretor de Competitividade e Inovação, Fábio Castilho, e da equipe do Polo Digital.