Mogi das Cruzes lidera a criação de empregos na região do Alto Tietê no primeiro semestre

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

29 de julho de 2022

Mogi das Cruzes foi destaque na geração de empregos no primeiro semestre deste ano e a cidade que mais criou vagas entre os dez municípios do Alto Tietê. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, foram gerados 4.393 postos de trabalho nos primeiros seis meses de 2022.

Os números do primeiro semestre mostram um crescimento de 107,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 2.113 vagas de trabalho.

O índice foi consolidado com a divulgação, nesta semana, dos números de empregabilidade relativos a junho. No último mês, a cidade criou 487 novas vagas de trabalho formal, o que também representa o melhor resultado entre os municípios da região do Alto Tietê.

“A geração de emprego é fundamental para criarmos em Mogi das Cruzes um ambiente de desenvolvimento sustentável, que une crescimento econômico e qualidade de vida para a população. Temos a prioridade no bem-estar das pessoas, então os números do primeiro semestre devem ser comemorados e mostram que o trabalho vem sendo realizado no caminho certo”, afirmou o prefeito Caio Cunha.

O saldo positivo de vagas durante o primeiro semestre foi impulsionado principalmente pelos setores de Serviços, com 2.313 novas vagas de trabalho, e da Construção Civil, com 1.237 postos criados. A Indústria também teve destaque, com 483 vagas, seguida pelo Comércio, com 383 empregos.

Já se for analisado o mês de junho deste ano, a Indústria, com 241 vagas, a Construção Civil, com 160, e o Comércio, com 149, foram os setores que mais empregaram em Mogi das Cruzes.

“Mogi das Cruzes vive um bom momento de retomada econômica, com empresas se expandindo e outras interessadas em se instalar na cidade, além da melhoria do consumo, que se reflete no comércio e no setor de serviços. Este ambiente é favorecido por um trabalho consistente da Prefeitura, com ações de incentivo ao empreendedorismo, capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho e empregabilidade, em parceria com o setor privado e órgãos como o Sebrae”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Entre os destaques das ações desenvolvidas pela Prefeitura para fomentar a geração de novas oportunidades e facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho está o programa Mogi Conecta, que possui unidades localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba. As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e do CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, neste site

De olho nas novas tendências do mercado de trabalho, a Prefeitura também lançou o Mogi Tech Academy, um programa de formação e colocação profissional nas áreas de desenvolvimento de sistemas, programação, inovação e tecnologia. O endereço para participar dos cursos é o poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br/mogitech

Entre as opções de cursos disponíveis estão o “Bootcamps”, que proporciona o aprendizado de forma imersiva com aulas e projetos práticos que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Outra opção é o curso “Live Coding”, em que os participantes são inseridos em uma sessão ao vivo e personalizada com os melhores profissionais do mercado para tirar dúvidas, praticar e construir seu portfólio de projetos, além de aprender os atalhos para desenvolver a sua carreira. Há ainda o curso “Acelerações”, que capacita os alunos a acelerarem suas carreiras de forma imersiva, com aulas e projetos práticos.

A área de tecnologia da informação proporciona crescimento profissional, valorização financeira e reconhecimento. Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que os empregos no setor cresceram 14,4% no ano passado. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando se trata de outras áreas.

A parceria com a iniciativa privada também é constante e conta com ações como o Programa de Formação de Talentos em Atendimento, realizado em uma parceria com a empresa NeoBpo, e o programa Gerdau Transforma, que oferece oficinas gratuitas para profissionais liberais e autônomos que pretendem montar ou ampliar seus negócios.