Mogi das Cruzes lidera a região do Alto Tietê na geração de empregos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

30 de março de 2022

Mogi das Cruzes registrou o melhor resultado da região do Alto Tietê em geração de empregos no mês de fevereiro, de acordo com o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (29/03), pelo Ministério do Trabalho. No mês, o saldo foi positivo de 996 vagas de emprego. Em 2022, o acumulado é de 1.487 empregos gerados, o que também é o melhor resultado da região.

No levantamento de fevereiro, Mogi das Cruzes registrou 5.401 admissões e 4.405 demissões, resultando em saldo de 996 vagas. O grande destaque da cidade no mês foi o setor de Serviços que, sozinho, apresentou a criação de 1.010 vagas. Também tiveram saldo positivo os setores do Comércio e da Construção Civil.

Dentro do setor de Serviços, o saldo de empregos foi impulsionado por contratações em funções de seleção, agenciamento e locação de mão de obra; de serviços de escritório, de apoio administrativo e outros serviços prestados às empresas; serviços para edifícios e atividades paisagística; e de profissionais para atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“Mogi das Cruzes vem apresentando bons resultados na geração de empregos e passa por um bom momento de recuperação econômica, com a evolução da situação sanitária do país. Os números também são reforçados pela estrutura oferecida pelo município, que favorece investimentos, e pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura, tanto para a empregabilidade e o acesso da população a oportunidades, quanto para a capacitação profissional”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

O secretário lembrou que o movimento positivo neste início de ano mantém a tendência já registrada no ano passado, quando o município teve saldo positivo de 4.661 novas vagas de emprego, o que foi também o melhor número da região.

Entre os destaques das ações desenvolvidas pela Prefeitura para fomentar a geração de novas oportunidades e facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho estão a criação do programa Mogi Conecta, com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba, que reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros. As estruturas do Terminal Central e do CIC também receberam unidades do programa Sebrae Aqui. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconectaemprego.pmmc.com.br/meu_curriculo.

No mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação também realizou, em Jundiapeba, a primeira edição do Conselho Participativo de Desenvolvimento no bairro. A iniciativa aproxima os empreendedores e o poder público, discutindo ações para melhoria do ambiente econômico, incentivo ao empreendedorismo e apoio aos comerciantes.

A capacitação dos trabalhadores também é destaque no trabalho desenvolvido pelo município, em conjunto com o Governo do Estado, entidades e a iniciativa privada. Neste mês de março, por exemplo, Mogi das Cruzes foi beneficiada com três cursos de capacitação gratuitos voltados à construção civil e exclusivos para mulheres, em uma parceria com o programa Via Rápida, do Governo do Estado.

A Prefeitura também retomou as atividades da Comissão Municipal do Emprego, formada por representantes do poder público, dos empregados e dos empregadores. O grupo tem como objetivo discutir ações e políticas públicas para incentivar a empregabilidade e a geração de novas vagas no mercado de trabalho de Mogi das Cruzes.