Mogi Tech Academy oferecerá cursos gratuitos e oportunidades na área de tecnologia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

19 de maio de 2022

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação lançará no dia 23 de maio, das 16h às 18h, o MogiTech Academy – um programa para formação gratuita e colocação profissional nas áreas de desenvolvimento de sistemas, programação, inovação e tecnologia. O evento será realizado na Arena do Polo Digital (avenida João XXIII, 1.160, em Cezar de Souza). Mais do que um programa de formação, o Mogi Tech Academy é uma ferramenta que pretende solucionar um significativo gargalo na área de tecnologia da informação, que existe em todo o Brasil.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, explica que o Mogi Tech Academy oferecerá cursos de Educação à Distância (EaD) em uma área onde faltam profissionais e que, ao mesmo tempo, oferece boa remuneração. “Vamos disponibilizar o acesso à plataforma inteira. Serão 192 opções de cursos, sem limite de vagas, que oferecerão aos alunos as tecnologias mais requisitadas pelo mercado. Os participantes farão o curso no seu próprio ritmo e, ao concluírem a carga horária necessária, receberão seu certificado”, explica Bastianelli. As inscrições para os cursos poderão ser feitas pelo link que será disponibilizado no site do Polo Digital e estarão disponíveis na data de lançamento. O secretário destaca ainda o apoio do deputado estadual Sérgio Victor, que tem fomentado iniciativas como esta em todo o Estado de São Paulo.

Alguns números ajudam a compreender a afirmação do secretário: o déficit de profissionais de tecnologia da informação é crescente no Brasil e deve chegar a 800 mil vagas abertas e sem preenchimento até 2025. Além disso, é uma área que proporciona crescimento profissional, valorização financeira e reconhecimento. Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que os empregos no setor cresceram 14,4% no ano passado. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando se trata de outras áreas.

O diretor de Competitividade e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fábio Castilho, complementa a argumentação de Bastianelli. Ele lembra que muitas pessoas pensam em mudar de área de atuação e salienta que esta pode ser uma ótima oportunidade. “Qualquer mogiana ou mogiano que desejar começar nessa área, que quiser migrar de carreira, terá uma possibilidade concreta por meio dessa parceria que nós estabelecemos. Será possível mitigar um pouco a demanda nesse segmento, que tanto afeta o mercado de trabalho. É um dos setores que mais cresce, que mais emprega e que melhor remunera no Brasil”, observa Castilho, reforçando que não haverá limite de vagas.

O diretor frisa que os cursos serão variados. Entre as opções disponíveis estarão o “Bootcamps”, que proporciona o aprendizado de forma imersiva com aulas e projetos práticos que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Outra opção é o curso “Live Coding”, em que os participantes são inseridos em uma sessão ao vivo e personalizada com os melhores profissionais do mercado para tirar dúvidas, praticar e construir seu portfólio de projetos, além de aprender os atalhos para desenvolver a sua carreira. Castilho cita ainda o curso “Acelerações”, que capacita os alunos a acelerarem suas carreiras de forma imersiva, com aulas e projetos práticos.