Alunos da EM Profª Doracy Baptista montam protótipo na conclusão de projeto de robótica

Secretaria de Educação

27 de novembro de 2023
O Programa Educacional Jornada Z é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Educação em parceria com as empresas EDP Energias do Brasil e Zoom Educacional. (Warley Kenji/PMMC)

A EM Profª Doracy Baptista de Campos Pereira, na Vila Brasileira, realizou na última sexta-feira (24/11) o encerramento do projeto de robótica  "Programa Educacional Jornada Z”, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico, em parceria com as empresas EDP Energias do Brasil e Zoom Educacional. A ação foi realizada na parte da manhã pelos alunos do 5º ano. 

O encerramento foi marcado pela apresentação da atividade "Montagem e Programação do Protótipo Robótico Veículo Automatizado". O professor responsável pela turma, Eduardo Masayoshi, destacou a aprendizagem dos alunos no decorrer do projeto. “A aulas de robótica acrescentaram muito no aprendizado deles, além de contemplarem outras disciplinas, principalmente matemática, que é algo que eles tinham bastante dificuldade”. 

O aluno Kauan Carvalho, de 11 anos, comentou sobre o projeto. “Eu nunca tinha tido esse tipo de experiência e foi muito legal. As aulas de robótica além de fazer com que a gente aprendesse, também nos aproximou dos nossos amigos”. 

“Eu também gostei muito! Eu aprendi muito sobre robótica, como montar um carrinho, como é a movimentação dele, o ângulo, entre outras coisas”, disse o amigo do Kauan, Robson Ezequiel de Almeida Santos, de 11 anos. 

O evento contou com a participação dos representantes das empresas parceiras. “Nosso investimento na educação visa realmente apoiar a escola, a educação e oferecer oportunidades que até então o aluno não teria se esse projeto não chegasse na escola. Então, são alternativas de experiências para favorecer o aprendizado e que o aluno possa perceber que o aprendizado tem as mais diversas linguagens e que com elas é possível se desenvolver”, disse Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP. 

A representante e auxiliar educacional da empresa Zoom Educacional, Léia Gimenez, também esteve presente e falou sobre o resultado final.  “O projeto já vinha sendo feito desde o ano passado e eu acho que eles se desenvolveram muito bem dentro de todas as possibilidades.”

O "Programa Educacional Jornada Z” foi acompanhado pelas técnicas pedagógicas do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, Patrícia Araújo e Joelma Silveira. A iniciativa contemplou ao longo dos últimos dois anos 352 estudantes dos 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental.

O projeto é caracterizado pela experiência da montagem de protótipos e automação robótica, visando a aprendizagem interdisciplinar e o desenvolvimento do pensamento computacional, raciocínio lógico e algumas competências socioemocionais, como: foco, cooperação, concentração, responsabilidade entre outros.