Alunos da rede municipal participam de Festival de Atletismo no Nogueirão

21 de novembro de 2022

O Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial, recebeu no último sábado (21/11), o Festival de Atletismo, realizado em parceria pelas decretarias municipais de Esporte e Lazer e Educação. Cerca de 500 crianças de 6 a 11 anos de 13 escolas do programa Escola de Tempo Integral participaram das provas. O evento também teve a torcida os pais e familiares e mais de 100 profissionais na organização.

“Pensamos neste festival para integrar as escolas da nossa cidade. Começamos com as escolas do período integral e vamos ampliando para alcançar a todos. Mogi é a cidade da criança e isso faz parte do nosso compromisso com a primeira infância. O esporte educa, disciplina e transforma realidades”, disse o prefeito Caio Cunha na abertura do evento. Estiveram presentes também os vereadores Eduardo Ota e Osvaldo Antonio da Silva.

O atletismo foi a modalidade escolhida como um piloto para a realização de jogos interescolares. “Escolhemos ao atletismo pelo seu aspecto lúdico e por ser a base de todos os esportes. Foi uma satisfação enorme ver as crianças participando. O festival pode ser um estímulo para que eles pratiquem outras atividades esportivas”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira. A modalidade faz parte das oficinas esportivas do programa, que é oferecido em 30 escolas municipais da cidade.

A secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, destacou a importância da união entre as duas áreas. “É tão importante essa junção entre educação e esporte porque reverbera para a vida da criança. O período integral traz essa oportunidade para que eles vivam essas experiências. O festival proporcionou uma competição saudável e a integração entre as escolas de diferentes bairros da cidade”, disse.

As crianças participaram de provas de corrida de velocidade, salto em distância, arremesso de pelota, salto em altura e corrida de revezamento. “Achei muito legal, o importante é ter a oportunidade de participar desse campeonato e se divertir com as pessoas. A corrida e os saltos foram muito legais”,  contou Jhennifer de Moraes Souza, 11 anos, aluna da EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson. Todas as modalidades foram adaptadas de acordo com a faixa etária dos alunos.

A habilidade dos alunos surpreendeu os pais. Diego Rodrigues de Lima, pai da aluna Clara Silva Rodrigues de Lima, 10 anos, da EM Des. Armindo Freire Mármora, levou a família para assistir a participação da filha. “Geralmente ela fica muito na área acadêmica, nas disciplinas da escola. Tem sido uma revelação essa habilidade dela no esporte”, disse.  Todos os alunos receberam medalhas.

Participaram do evento, cerca de 20 profissionais da Secretaria de Esportes, estagiários do Centro Universitário Braz Cubas e servidores dos departamentos Pedagógico, Alimentação Escolar e Gestão e Operação com a equipe de Transporte Escolar da Secretaria de Educação. Participaram do evento escolas de Jundiapeba, Cezar de Souza, Jardim Piatã, Vila Nova Aparecida, Oropó, Residencial Novo Horizonte, Residencial Parque Itapety, Botujuru e Conjunto Jefferson.